UA-40840920-1

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sopa creme de batata baroa

por Carol Vannier

Nenhuma grande novidade, um creminho de batata baroa pra um jantar fácil, sem muita carne (mas com alguma, porque um baconzinho cai bem na sopa), aproveitando sobras de laticínios na geladeira: umas duas colheres de requeijão esquecido, um queijo que já foi acampar e voltou, e um creme de leite que contribuiu com duas colheres, mas ainda sobrou pra próxima rapa.

O bacon por aqui já é arroz de festa, temos sempre, desde que compramos uma barriga inteira e congelamos aos pedaços. Sábia decisão! Então pra essa sopa só faltava mesmo a batata baroa, o resto todo tinha em casa. É bom lembrar que nem sempre um prato com uma carinha especial precisa de muita confusão.

A salsinha entrou pra enfeitar, mas como todo enfeite é supérflua. Mas se você gosta de ter sempre um pouco de salsa (ou outras folhas frescas) à mão, lave o maço assim que chegar com ele em casa e seque bem numa centrífuga de salada ou com um pano limpo ou ainda com uma centrífuga arcaica feita de panos: faça uma trouxa, vá para a varanda e gire a trouxa como se não houvesse amanhã. Depois de seco, guarde num pote ou saco fechado na geladeira, com uma folha de papel toalha pra absorver alguma umidade remanescente. Dá muito certo!



Para essa sopa, eu comecei como a maioria das sopas que eu faço, refogando uma cebola imensa e bastante alho, uns 4 dentes. Depois de bem dourados, entra +- 1kg de batata baroa descascada e picada em pedaços grosseiros. Coloco sal e pimenta do reino e cubro de água. Cozinho por 20 minutos, até as batatas ficarem bem macias. Enquanto isso pico bacon em cubinhos e frito até ficar crocante. Escorro a gordura e seco em papel toalha. Bato a sopa no liquidificador (mas usaria o mixer de mão/varinha mágica, só que o meu quebrou) e volto pra panela pra misturar os laticínios disponíveis. Provo pra acertar o sal. Sirvo com salsinha e bacon :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...