Existem receitas que naturalmente geram subprodutos, e esses subprodutos muitas vezes acabam no lixo sem necessidade. Por exemplo, gemas sobrando quando só se quer claras e vice-versa, caldos de cozimento nutritivos, cascas que podem virar doces, farelos que podem virar farinha, etc. Pra quem não gosta de desperdícios, é sempre bom ter em mente alguma outra receita para aproveitar essas sobrinhas. Nada cozinha nada se perde, tudo se transforma ;)
Essa semana eu fiz panquecas de banana usando um subproduto que é bem menos usual do que os exemplos aí de cima: o soro que sobra depois de fazer ricotta. Então deixo as duas receitas, e mais uma música para ouvir e cantarolar enquanto faz suas panquecas...
Pra quem achar que fazer ricotta caseira é muito capricho pra pouca recompensa, meus argumentos são dois: preço e qualidade. No preço a diferença talvez seja pouca pra motivar a maioria, e acho que eu mesma não faria se pudesse comprar uma ricotta igual no mercado. Acontece que todas que eu compro são secas demais e ligeiramente amargas, e só prestam pra serem misturadas a outra coisa. Essa caseira eu como purinha com sal, em cima da torrada, ou mais caprichada com pimenta e azeite. Mas não precisa misturar creme de leite e afins pra ficar palatável. Só que é bom ter cuidado com o leite que se usa. Uma vez fiz com um leite de caixinha longa vida e ela ficou estranha, meio borrachuda. Com o leite de saquinho (que hoje em dia ainda se encontra em algumas padarias) por enquanto tem dado certo. Isso quando ele não talha sozinho na hora de ferver e vira ricotta com menos esforço ainda! (Não tenham medo se isso acontecer! A ricotta fica ótima e não mata ninguém)
Já o soro que sobra pode ser usado em receitas estrangeiras que pedem por buttermilk, ou pode também substituir o leite em vitaminas ou outras receitas, e foi o que eu fiz com essa receita de panqueca. Apesar de ter perdido a maior parte da gordura, o soro ainda tem aquele gostinho de leite, e muitos nutrientes, e as panquecas ficaram ótimas!
RICOTTA CASEIRA
(rende +- 300g de ricotta)
- Aquecer 1 litro de leite e uma boa pitada de sal até 80 graus, ou até ver começar aquela espuminha em cima, mas sem deixar ferver.
- Nesse ponto abaixe o fogo e misture 2 colheres de sopa de suco de limão (pode ser um pouco mais, se o leite não talhar com 2 colheres).
- Mexer a mistura por 2 minutos mais ou menos, até que você veja uma separação entre pedacinhos sólidos e o soro.
- Retirar do fogo e deixar esfriar em temperatura ambiente.
- Forrar uma peneira com um desses panos meio furadinhos, tipo pano de fralda, ou pano de saco, limpo. Na falta disso tudo, compressas de gaze funcionam!
- Passar a mistura pela peneira, recolhendo o soro que vai passar por ela.
- Colocar na geladeira, ainda com o recipiente embaixo pra recolher o soro, e deixar secando por algumas horas. Em 2 ou 3 horas já está no ponto cremoso que eu gosto. Se quiser mais seco tem que deixar pingar mais tempo.
PANQUECAS DE BANANA
Adaptado do How to be a domestic goddess
Ingredientes:
1 c. sopa fermento em pó
1 pitada de sal
1 c. chá açúcar
2 ovos batidos
30 g (2 c. sopa) manteiga (derretida e fria)
300 ml (1 1/4 xíc) soro de leite (sobra da ricotta)
225 g (1 1/2 xíc) farinha
manteiga para a frigideira
Ingredientes:
1 c. sopa fermento em pó
1 pitada de sal
1 c. chá açúcar
2 ovos batidos
30 g (2 c. sopa) manteiga (derretida e fria)
300 ml (1 1/4 xíc) soro de leite (sobra da ricotta)
225 g (1 1/2 xíc) farinha
manteiga para a frigideira
bananas a gosto
Preparo:
- Coloque todos os ingredientes num liqüidificador, ou numa jarra onde você possa usar o mixer de mão, e bata. É bom usar um recipiente tipo a jarra ou o copo do liqui, já que assim não precisa nem de concha para colocar a massa na frigideira, é só despejar aos pouquinhos.
- Corte a(s) banana(s) em rodelas.
- Coloque uma frigideira, de preferência anti-aderente, para aquecer com um pouco de manteiga.
- Despeje a massa, ajustando a quantidade de acordo com a grossura que você quer. Coloque rodelas de banana por cima da massa. Elas vão ficar incrustadas e fazer parte da sua panqueca.
- Quando a parte de cima estiver borbulhando bastante, já é hora de virar para cozinhar o outro lado, e aí só leva mais 1 minuto pra ficar pronta.
- Coma quentinha com mel, ou açúcar e canela, ou o que preferir :)
só com olhar fiquei com fome...ummm!!!
ResponderEliminar