UA-40840920-1

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Morangos assados

por Carol Vannier

Os morangos ainda não estão aparecendo com muita fartura nos mercados por aqui, mas talvez @s leitor@s do hemisfério norte já possam aproveitar essa dica. Eu comprei no impulso duas caixinhas que estavam um pouco caras porém bem bonitas e fiz essa receita que estava na minha cabeça sem querer sair.

Eu adoro compotas de morango, aquelas em que o morango fica inteiro ou pela metade, envoltos em uma calda deliciosa, com o gosto que toda bala de morango gostaria de ter. Só que nunca faço, por medo de fazer cagada na cozinha, e por inexperiência nesse ramo de geleias e afins. Por isso quando vi essa receitinha em que só precisava colocar os morangos com mais alguns ingredientes no forno, e eles sairiam lindos desse jeito, achei que era a minha chance!

De fato, a receita não poderia ser mais simples, mas poderia ser mais doce. Pra quem estiver querendo algo com cara de sobremesa, é preciso aumentar a dose do mel ou melado (se não tiver os dois, use o que tiver), ou até adicionar açúcar mesmo. Mas pra acompanhar um iogurte no café da manhã, ou colocar no pão com um pouco de cream cheese, já é doce o suficiente, e bem interessante! E como a gente come também com os olhos, eu diria que ficou até mais bonito do que uma compota. Definitivamente me conquistou :)



Antes da receita, queria aproveitar pra recomendar um texto bem legal, que fala do estereótipo da feminista e liberdade de escolha no contexto da cozinha: Minha cozinha é livre. Acredito que devo ter muitas leitoras feministas que gostam de cozinhar, e é importante lembrar que uma coisa não interfere minimamente na outra.

MORANGOS ASSADOS
um pouco adaptados daqui

Ingredientes:
+- 450g de morangos cortados na metade (foram duas caixinhas bem aproveitadas)
2 c. sopa de mel
2 c. sopa de melado
2 c. sopa de vinagre balsâmico
2 c. sopa de azeite
1 pitada de sal

Preparo:
  • Pré-aqueça o forno a 170°C. Prepare um tabuleiro forrado com papel manteiga.
  • Coloque os morangos numa vasilha grande. 
  • Numa vasilha pequena misture os ingredientes da calda. Despeje sobre os morangos e misture bem até todos os morangos estarem besuntados.
  • Espalhe os morangos no tabuleiro e asse por 40 a 45 minutos.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...