UA-40840920-1

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Variações sobre o pimentão vermelho

por Carol Vannier

Estamos naquela bela época do ano em que fica difícil raciocinar de tanto calor, que dirá cozinhar. Mas infelizmente não consigo matar minha fome só com frutas geladas, por mais que eu tente, e acabo cozinhando alguma coisa, rápida que seja.

Hoje fiz duas pastinhas diferentes, mas com um tema em comum: pimentão/pimento vermelho. A primeira é uma Sardela, receita italiana que veio pro Brasil com os imigrantes, e que já vi várias versões diferentes. Faço a da minha avó (que não é italiana, mas escutou e anotou essa receita no caderninho como tantas outras, e todo mundo na família adora). A segunda é uma Salsa de Berenjena y Pimiento, de um livro de receitas espanhol de tapas (petiscos) que a autora principal desse blog compartilhou comigo há um tempo atrás :)

Essas pastinhas servem como antepastos ou ainda para passar no pão na hora de fazer um belo sanduíche (frio de preferência!) com as carnes que sobraram das ceias de fim de ano. Assim dá pra matar a fominha de sal sem morrer de calor!



SARDELA

Ingredientes:
2 pimentões vermelhos grandes
2 dentes de alho
bastante azeite
sal e pimenta calabresa a gosto
opcionais: orégano e aliche ou sardinha anchovada, ou sardinha em lata (eu não costumo colocar)

Preparo:

  • Pique o pimentão vermelho e o alho em fatias, sem preocupação, pois a pasta será triturada.
  • Aqueça azeite o bastante para cobrir o fundo de uma frigideira grande e reforgue ali o pimentão e o alho, em fogo médio por aprox. 10 minutos. O pimentão não deve ficar muito mole.
  • Enquanto reforga, adicione pimenta calabresa a gosto.
  • Transfira o conteúdo da frigideira para um liquidificador ou processador, e bata pulsando, para formar uma pasta com grumos, e não muito lisa. Adicione sal enquanto bate para misturar bem.
  • Aqueça mais um fio de azeite na frigideira e devolva a pasta batida para ela e refogue mais. Esse processo é para encorpar mais a pasta, para dar um ponto.
  • Prove para acertar o tempero, e depois é só esfriar e servir.


SALSA DE BERENJENA Y PIMIENTO 

Ingredientes:
2 berinjelas grandes
2 pimentões vermelhos (na falta de 2 vermelhos, usei um amarelo)
2 dentes de alho
Azeite (quanto baste)
suco de meio limão
sal, coentro e pimenta cayenna a gosto


Preparo:

  • Pré-aqueça o forno a 190°C.
  • Espete as berinjelas e pimentões (já lavados) com um garfo e coloque-os numa assadeira.
  • Leve ao forno por 45 minutos ou até que a pele fique um pouco escura, a polpa da berinjela esteja macia e o pimentão tenha murchado.
  • Coloque os legumes numa bolsa plástica e espere 15 minutos, até que eles esfriem um pouco.
  • Tire os legumes do saco, corte a beringela na metade e tire a polpa da casca, e depois corte-a em pedaços grandes. Abra o pimentão, tire o cabo e os caroços e corte-o também em pedaços grandes.
Alternativa: Eu resolvi mudar o processo e já cortei os legumes na metade antes de ir pro forno, tirando os caroços do pimentão. Assei num tabuleiro untado de azeite com as cascas para cima e quando tirei do forno já pude picar direto os pimentões, e raspar o miolo da berinjela.
  • Coloque os pedaços dos legumes junto com os outros ingredientes num processador de alimentos, e bata adicionando azeite até formar uma pasta grossa.
  • Sirva a temperatura ambiente ou gelada, com fatias de pão tostado.


1 comentário:

  1. Provei, e aprovei, ontem, ambas. Maravilhosas. Vamos tentar reproduzir as receitas... Se algo não funcionar, por incompetência do neófito, a alternativa é recorrer à mestre-cuca.... Para provar de novo!!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...