UA-40840920-1

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Bolo de aniversário

por Carol Vannier

Nos meus aniversários eu normalmente faço bolo e muita comida, geralmente não trabalho nem estudo, ocasionalmente vou à praia, quase sempre morro de calor, sempre quero ver amigos e familiares, ultimamente sinto saudades do meu pai, às vezes tenho siricoticos, às vezes tenho grandes surpresas e sempre termino emocionada com o carinho que recebo e com alguma lição pro ano seguinte que eu fatalmente vou esquecer até lá.

Esse ano quero agradecer a quem lê essa minha coluna e a quem me deu a oportunidade de escrever nela, porque compartilhar o que a gente faz na cozinha faz todo o prazer render mais! :)

E pra comemorar meu aniversário, não podia faltar a combinação imbatível: Nigella + chocolate! No melhor estilo "não devo nada pra ninguém", um bolo caprichado em tudo que é condenado pelos moralistas alimentares, e que apesar do nome, é de comer rezando! Ou talvez seja por causa do nome mesmo... ;)



DEVIL'S FOOD CAKE
da Nigella Lawson

Ingredientes


Para o bolo:
50g de cacau em pó peneirado
100g de açúcar mascavo escuro
250ml de água fervendo
125g de manteiga amolecida (5 minutinhos fora da geladeira) + um pouco para untar a fôrma
150g de açúcar branco
225g de farinha
½ c. de chá de fermento
½ c. de chá de bicarbonato de sódio
2 c. de chá de essência de baunilha
2 ovos grandes 

Para a cobertura:
100ml de água (reduzi a receita original por causa do calor e umidade daqui)
30g de açúcar mascavo escuro
175g de manteiga sem sal (nunca tenho em casa) cortada em cubos
300g de chocolate amargo da melhor qualidade picado em pedacinhos

Preparo:
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
  • Forre o fundo de duas fôrmas redondas de 20cm com discos de papel manteiga. Unte as bordas com manteiga. 
  • Coloque numa vasilha o cacau em pó peneirado e o açúcar mascavo e despeje a água fervendo por cima. Misture bem e reserve. 
  • Bata o açúcar branco e a manteiga na batedeira, até a mistura ficar fofa e clara. É mais fácil soltar a cabeça da batedeira do suporte, e ir atrás dos nacos de manteiga mais diretamente. Também dá pra bater na mão.
  • Misture numa vasilha a farinha, o fermento e o bicarbonato e reserve.
  • Voltando à batedeira, vá batendo e adicionando a baunilha, depois um dos ovos, depois uma boa colherada da mistura de farinha, e depois o segundo ovo. Continue batendo e termine de adicionar a mistura de farinha aos poucos. 
  • Com a batedeira desligada (para evitar grandes respingos) adicione finalmente a mistura de cacau, raspando bem a vasilha. Misture com a espátula primeiro, até que o líquido tenha sido quase todo absorvido (a massa fica um bocado líquida) e depois, se quiser misturar melhor, bata um pouco mais na batedeira.
  • Divida a massa nas duas fôrmas e asse por aprox. 30 minutos, ou até um palito inserido sair limpo.
  • Depois de tirar do forno, deixe as formas por 5 a 10 minutos descansando numa grade (pode ser a do fogão) e depois pode desenformar num prato e esperar esfriar totalmente.
  • Assim que colocar as fôrmas no forno, comece a preparar a cobertura: coloque a água, o açúcar mascavo e a manteiga numa panela em fogo baixo.
  • Quando a mistura começar a borbulhar, apague o fogo e adicione o chocolate picado. Balance um pouco a panela para que todo o chocolate entre em contato com o calor, espere um minuto e então mexa bem com um fouet até que a cobertura fique lisa e brilhosa.
  • Deixe a cobertura esfriando, mexendo mais um pouco sempre que passar por ela. No calor é difícil que ela firme o suficiente em temperatura ambiente, então quando não estiver mais quente, pode colocar na geladeira.
  • Montagem: coloque um dos bolos no prato que você escolher para servir, com a parte de cima virada para baixo, e espalhe aprox. 1/3 da cobertura. Depois cubra com o outro bolo, com o lado que você achar melhor para cima, e espalhe o resto da cobertura, despejando em cima e espalhando o que escorrer pelos lados com uma espátula, dando o acabamento que achar melhor, ou que mais se adequar às suas habilidades. No meu caso é sempre uma bagunça que tenta parecer proposital ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...