UA-40840920-1

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Faça você mesm@ #4 - Cortinas de Borboletas (ou outra figura de papel)

Quando há grandes espaços, como alpendres ou pérgulas, ou mesmo uma grande varanda, eu gosto muito de ver cortinas de origamis, com muitos ou poucos fios a cair. Também adoro espanta espíritos e tudo o que baile ao sabor do vento e dê ao espaço um ar mais mágico.


A quinta do nosso casamento tinha um corredor exterior enorme por onde noivos e convidados passariam, com algumas partes ainda sem heras e flores. Decidimos embelezá-lo com cortinas de borboletas, que lhe deram um encanto especial, ficaram giríssimas nas fotografias, e foram fáceis de fazer.



Inicialmente queria uns origamis, mas, depois de ver que o tempo era escasso e, mesmo com a ajuda dos meus tios, seria impossível completarmos a tarefa, lançou-se a ideia de fazermos algo mais simples e com movimento. Eis como :

Material necessário:
  • Folhas de papel (o que escolheram para a cortina, nós usámos )
  • Caixa de cereais
  • Organza (ou outro fio que gostem)
  • Fita métrica
  • Tesoura
  • Cola Tipo UHU transparente
  • Lápis


Passos:
  1. Imprimir um molde do motivo que quiserem e recortarem-no num papel mais duro (Nós usámos uma caixa de cereais). Como queríamos borboletas maiores e menores, fizemos dois moldes (da imagem) com dois tamanhos distintos;
  2. Numa folha, desenhar quantas figuras couberem. Como queríamos páginas de livros, conseguimos duas borboletas por página;
  3. Juntar um maço de umas 5 folhas e recortar, cuidadosamente, segundo o desenho na folha de cima (Assim não precisam de desenhar folha a folha);
  4. Cortar as fitas (nós usámos organza) para fazer o cortinado na medida que preferirem. Nós fomos medir a pérgula e acrescentámos mais uns 30cm para podermos fixá-las à vontade;
  5. Colar as figuras à organza, uma de cada lado. Repetir o passo em todo o comprimento, deixando no mínimo uns 20 cm de distância. Nós alternámos entre as maiores e as menores, sem padrão definido.
  6. Abrir as figuras para lhes dar algum movimento;
  7. Ao fixar as fitas, caso o façam, deixem uma folga para que estas possam balançar com o vento. Se preferirem, podem colocar algo mais pesado, como pérolas ou pedrinhas bonitas na ponta, para que fiquem mais soltas, mas não se enrolem umas nas outras.


Nós separámos as fitas de borboletas com 35 cm de distância, porque tínhamos um grande espaço e não queríamos que ficasse tão densa. Mas podem adaptar a vossa cortina ao que quiserem, como é óbvio.

Et voilá. Foi assim que uma equipa esmerada e criativa (que envolveu tios e uma prima que colou todas as borboletas, durante uma tarde inteira sem parar) criou um dos pormenores de decoração engraçados e simples, no exterior da quinta. 

Gostaram? Bem, nós adorámos. :)

6 comentários:

  1. Ficou lindo!
    Achei que vocês tinham usado um recortador desses prontos, tipo de furar papel, só que com formato de borboleta. Que disposição pra cortar tudo na mão! hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Não, foi tudo à mão e desenhado. O meu padrinho ficou com essa função, fez milhares de borboletas.

      Eliminar
  2. fica super fofo e é realmente uma excelente ideia que vou experimentar =D
    bjinhu*

    ResponderEliminar
  3. Ameiii a ideia! Vou fazer pra os 2 aninhos da minha filha que vai ter o tema: ALÍCIA NO JARDIM DAS BORBOLETAS. Depois mostro as fotos... beijo e obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Ameiii a ideia! Vou fazer pra os 2 aninhos da minha filha que vai ter o tema: ALÍCIA NO JARDIM DAS BORBOLETAS. Depois mostro as fotos... beijo e obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...