UA-40840920-1

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Shortbread

por Carol Vannier


Quando eu tinha 18 anos eu fiz uma viagem para a Escócia. Foi uma oportunidade muito boa de me virar um pouco sozinha num lugar bem diferente de casa e de ter muitas experiências novas. 'Long story short', durante essa viagem eu me apaixonei pelo shortbread, um biscoito típico escocês que virou meu lanche de emergência depois que eu ganhei de presente alguns pacotinhos. E eles vieram bem a calhar, porque com o real valendo 1/5 de libra na época, eu não gastava quase nada na rua com bobagens pra comer. Essa viagem deixou muitas lembranças boas, e os shortbreads definitivamente fazem parte dessa lista ;)

foto: walkersshortbread.com
Os pacotinhos que eu ganhei eram esses da Walkers, que é uma marca de ótima qualidade, e acho que a mais tradicional. Um bom indício a favor deles é a lista de ingredientes dos biscoitos: farinha, manteiga, açúcar e sal. Simples assim. Para um biscoito industrializado é de impressionar. 

Na volta da viagem, um dos presentinhos que eu trouxe foi uma toalha de chá estampada para minha mãe. Além de desenhos a toalha tinha algumas receitas, dentre elas uma de shortbread. A receita também era bem simples, mas levava um ingrediente diferente: 'corn flour', ou seja, fubá/farinha de milho/farinha de polenta. 

Nesse vídeo vocês podem ver uma receita bem semelhante à que eu usei sendo feita. Pena que eu não tenho a fôrma tradicional como a do vídeo... Eu tentei reproduzir esse formatinho da foto de cima, mas os biscoitos sempre acabam por se espalhar um pouco no forno. De uma próxima vez vou tentar usar um pirex normal e cortar depois.

De qualquer jeito, mesmo espalhadinhos, os biscoitos ficaram ótimos: crocantes e ao mesmo tempo derretendo na boca. Tive que esconder o pote com os que resistiram ao meu ataque inicial, para evitar danos maiores!



SHORTBREAD

Ingredientes:
200g de manteiga com sal (se for usar sem sal, adicione uma pitada de sal à receita)
100g de açúcar, mais um pouco para polvilhar (eu esqueci desse detalhe...)
200g de farinha de trigo
100g de fubá

Preparo:
  • Bata a manteiga com o açúcar na batedeira até ficar fofo. 
  • Peneire o fubá e a farinha e acrescente ao resto. Bata mais para misturar, mas não muito, para não trabalhar demais a massa.
  • Abra a massa numa superfície polvilhada de farinha, ou sobre papel manteiga. Corte no formato desejado e coloque num tabuleiro. (ou use um pirex e corte depois de assado). Nem precisa untar o tabuleiro, os biscoitos já são amanteigados o suficiente ;)
  • Polvilhe com açúcar e leve ao forno médio até dourar. Se usar os biscoitos cortados, o tempo de forno é curto, cerca de 10 a 15 minutos. Se usar a massa inteira no pirex, acredito que demore mais tempo.
  • Deixe esfriar em lugar arejado para que eles fiquem bem crocantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...