UA-40840920-1

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Yes, nós temos banana, mas não só...

por Carol Vannier

Essa semana está difícil se concentrar em qualquer coisa que não sejam os movimentos populares pelo Brasil a fora, e que (julgo) graças à internet cresceram meteoricamente e geraram muita informação a ser processada (criticamente!)

De todo jeito, já tinha planejado reciclar algumas receitas que fiz e postei num blog anterior, e que agora está aposentado, já que ganhei esse cantinho na Salinha ;) Mas gostaria de ter feito algum prato típico do São João, festa que adoro, mas fica pra semana que vem! Ainda estará em tempo...

Por hora, ficamos com um bolo de banana, essa fruta tão amada, grande produto de exportação, e infelizmente associada à pobreza. Mas acho que essa semana o Brasil está exportando bem mais que banana, e espero que tudo isso ajude a espantar o complexo de inferioridade muito frequente nos brasileiros. De quebra, quero espantar esse complexo das bananas também, que são afinal frutas sensacionais, e acessíveis a todos, ainda bem!

Esse bolo foi um pot-pourri de receitas que mexi daqui e dali pra fazer a minha, e usar ingredientes que tinha. Os bolos com banana amassada são o destino daquelas bananas no fim da linha, já tão maduras que a casca já está toda pretinha, mas que ainda são super cheirosas e doces, por isso nunca quero ver irem pro lixo!


Bolo de banana e especiarias

Ingredientes:
2 xícaras (240g) farinha de trigo, (metade pode ser substituída por aveia)
3 c. chá fermento em pó
1/2 xícara (90g) açúcar
1/2 xícara (90g) açúcar mascavo
1 pitada cravo em pó
1 c. chá gengibre em pó
1 c. chá canela em pó
1/3 xícara gengibre em calda picado*
1/3 xícara castanha do pará picada, (ou outra castanha)*
1/2 xícara tâmaras picadas*
90 g manteiga, derretida e fria
1/3 xícara (80ml) iogurte natural
2 ovos, a temperatura ambiente
3 bananas maduras grandes
1 c. chá extrato de baunilha

Preparo:

1. Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês ou, se preferir, aprox. 12 formas de muffin. Derreta a manteiga e tire os ovos da geladeira.

2. Misture os secos: farinha, açúcares, fermento, cravo, gengibre, canela, castanhas, tâmaras e gengibre.

3. Em outra tigela amasse as bananas e depois adicione os ovos batidos, a manteiga, baunilha e o iogurte e misture tudo

4. Junte os secos e molhados, mexendo pouco, só até encorporar levemente. Distribua na(s) forma(s) e asse por aprox. 20 minutos ou até que um palito inserido saia limpo.


*Não sei a equivalência em gramas, mas esses "enfeites" são em quantidades mais livres, ao gosto do freguês, e também podem ser trocados por outros que estejam disponíveis. Sabendo que 1 xícara equivale a algo entre 180ml e 240ml (sim, elas variam absurdamente, mesmo as dos kits de medida!) dá pra ter uma idéia também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...