UA-40840920-1

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fast Food

por Carol Vannier

Achei que hoje não ia sair texto, ia ter que puxar dos arquivos, até que me dei conta que, apesar da pressa e de mil coisas pra fazer, eu precisava almoçar. Resolvi  fazer uma comida bem rápida, e vi que pensando bem, seria legal compartilhar a "receita" e quem sabe ajudar outros enrolados por aí ;)

Eu digo "receita", porque, ao contrário de doces e pães, que costumam ser bem exatos, fazer um prato de massa pra almoçar não precisa, e na verdade, não deve, ser exato. (Demorei mas aprendi a desapegar de certos detalhes!) Isso porque, se a idéia é ser rápido, não é pra abrir computador, nem livro. É só pra abrir a geladeira mesmo.

E a minha receita coringa é um carbonara com abobrinhas, inspirado numa receita do Jaime Oliver, mas que já fui adaptando e fazendo tantas vezes que sinto que é minha!

Primeiro é preciso dizer que esse carbonara não inclui ovos mexidos, como eu antigamente achava que era uma regra, e me fazia odiar carbonaras... O medo da salmonela* levou a esse fim triste o que era um molho tão gostoso: ovo quase cru. Na receita do Jamie, ele coloca queijo e creme de leite também no molho, e do ovo coloca só as gemas, mas eu prefiro colocar o ovo inteiro, clara e gema, e cortar o queijo e o creme. Assim fica menos gordo e quando esfria não fica super grudento.

Então além do ovo, você só precisa ter macarrão, bacon, abobrinha, sal e pimenta, se quiser. E mesmo a abobrinha pode ser trocada por outro vegetal que você goste. A vantagem dela é que dura muito na geladeira, então quase sempre tem uma perdida lá em casa.

Então inspirada no 30 minute meals, o passo a passo pra fazer um Carbonara de Abobrinha rápido é o seguinte:


  • Encha uma panela de água e ponha pra ferver.
  • Pique o bacon em cubinhos e jogue numa frigideira grande, ainda fria.
  • Pique a abobrinha em cubos ou palitos (mais ou menos meia abobrinha por pessoa). Quando você terminar, o bacon já deve estar bem dourado, então acrescente as abobrinhas na frigideira.
  • Quando a água ferver, coloque o macarrão pra cozinhar (mais ou menos 80g dele seco por pessoa).
  • Quando as abobrinhas já estiverem cozidas ao seu gosto, apague o fogo e prepare uma tigela com ovos (1 por pessoa), dando uma batida neles de leve com um garfo, pra misturar as claras com as gemas.
  • Quando o macarrão terminar de cozinhar, escorra e acrescente à frigideira. Religue o fogo, se você tiver apagado. O macarrão úmido vai ajudar a raspar qualquer casquinha de bacon que ficou no fundo da frigideira. Tempere com sal e pimenta à gosto.
  • Apague o fogo e espere a frigideira parar de fazer aquele barulhinho de fritura. Então jogue os ovos e mexa bem pra incorporar. Se jogar na frigideira muito quente vai virar ovo mexido...



*Não estou dizendo pra não ter medo de salmonela, mas acho que há um enorme exagero hoje em dia. A questão é que mesmo que tenha um pouco de salmonela no seu ovo, se ela não tiver a chance de se reproduzir muito (passando muitas horas no calor) a quantidade não é fatal, seu organismo pode dar conta. E pra completar, eu nunca passei mal comendo carbonara, nem ovo quente, nem maionese caseira... mas eu posso ter estômago de avestruz! hehe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...