UA-40840920-1

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Romeu e Julieta

por Carol Vannier 

Tem combinação melhor que goiabada e queijo? Acho que nem Romeu e Julieta deviam ser tão perfeitos um pro outro...

Para nós brasileiros, a combinação de doces de pasta ou compota com queijo (principalmente o queijo minas) é bem mineira, e inclui também doce de mamão verde, doce de leite, só para citar os meus favoritos. Mas os mineiros não foram os primeiros a ter essa idéia. Na Espanha é tradicional combinar o queijo manchego com marmelada (membrillo), e pelo que pude ver pesquisando, a marmelada também é muito apreciada em Portugal, também em combinação com queijos locais. Há quem diga que a goiabada foi justamente a maneira que os colonos portugueses encontraram de substituir a marmelada. E como substituiu bem!

Mas hoje o que eu trago não é uma receita de goiabada com queijo, que seria a mais simples possível (corte uma fatia de cada e nhac!*), mas sim de uma Cheesecake com cobertura de goiabada. A cheesecake é um doce que foge às nossas tradições brasileiras e ibéricas, mas já ganhou muito espaço na minha cozinha. É um doce não muito doce, pode ser pouco gorduroso dependendo da receita, e é definitivamente delicioso. Mas como não é aquela receita de mãe, e sempre vem de fontes estrangeiras, com ingredientes que nunca são exatamente o que encontramos, pode ser difícil chegar a uma receita boa e consistente. Eu sei por experiência...

Atualmente tenho duas favoritas, ambas usando cream cheese, mas ainda busco uma terceira, que use a ricota que se compra no Brasil, sem ficar muito seca. Das duas com cream cheese, uma não vai no forno, mas precisa gelar bem, e leva um bocado de creme de leite fresco, então fica um pouco mais cara de preparar. A outra, que compartilho aqui hoje, é quase que só a base de cream cheese e ovos, o que também pode ficar caro, mas recomendo a quem quiser fazer que vá a alguma loja de produtos para confeitagem (no centro de Niterói tem a Renata's), e compre uma embalagem de 1kg de cream cheese, que sai por volta de R$13 e dá e sobra pra uma cheesecake gigante, ou umas duas pequenas.

Já na cobertura das cheesecakes, é tradicional usar geléias mais ou menos ralas, ou compotas de frutas. Só que claro que na tradição inglesa e americana, são sempre aquelas 'berries' caras, difíceis de encontrar, e muitas vezes sem gosto quando compradas aqui no Brasil. Apelar pra uma geléia comprada pronta e de boa qualidade é certeza de sucesso, mas é mais uma despesa nessa receita. Então eu já me debati muito com esse ponto, e uma vez substitui a cobertura por fatias bem finas de kiwi fresco, garantindo o azedinho, e achei que ficou muito bom, e ainda menos doce. Mas acho que a substituição campeã é mesmo a goiabada. Claro que tem que ser uma goiabada com ponto de geléia, então se comprar pronta uma cascão, corte uns pedacinhos e dissolva numa panela com um pouco d'água, num fogo baixo. Como aqui em casa rola sempre uma produção de goiabadas mais ou menos pastosas, é só uma questão de abrir a geladeira =)

LONDON CHEESECAKE ou CHEESECAKE ROMEU E JULIETA

Adaptado do How to be a domestic goddess, da Nigella Lawson


Ingredientes:

Crosta:
150g biscoito maisena (um pouco menos se quiser a crosta mais fina)
75g manteiga, derretida ou bem macia
1 c. chá canela em pó

Recheio:
600g cream cheese
120g açúcar
3 gemas
3 ovos
1 1/2 c. chá extrato de baunilha
1 1/2 c. chá suco de limão

Cobertura opcional (essa receita originalmente não usa geléia em cima, mas uma cobertura de sour cream):
3/4 xícara (180ml) sour cream**
1 c. sopa açúcar
1/2 c. chá extrato de baunilha

Cobertura de Goiabada:
Goiabada cascão amolecida em fogo brando com um pouco de água, até ficar pastosa. Quantidade à gosto.

Preparo:

1. Triture os biscoitos até virarem farelos. Acrescente a canela e a manteiga e bata mais (ou misture com a mão, já na fôrma, pra não ter um processador amanteigado pra lavar, mas só um processador esfarelado). Forre o fundo de uma fôrma de aro removível (de 20 a 23cm de diâmetro), pressionando o biscoito com as mãos. Ponha a fôrma na geladeira e pré-aqueça o forno a 180ºC.

2. Bata o cream cheese delicadamente até que ele fique mais cremoso, e então adicione o açúcar. Incorpore à mistura os ovos e as gemas, e por fim a baunilha e o suco de limão. Coloque uma leiteira de água pra ferver.

3. Envolva a fôrma de aro removível com papel alumínio, de forma a cobrir o fundo e as laterais, fazendo duas camadas. Coloque a forma num tabuleiro (o mais alto que tiver).

4. Despeje o recheio de cream cheese na fôrma e depois despeje a água fervente no tabuleiro ao redor. A altura da água deve ser metade do tabuleiro, para não derramar. Coloque o conjunto no forno e asse por 50 minutos, e comece a preparar o sour cream, se for usar. O aspecto no fim do tempo deve ser firme, mas não muito rígido. Você deve poder despejar a cobertura de sour cream sem que ela afunde no recheio.

5. Bata o sour cream com o açúcar e a baunilha, e despeje sobre a cheesecake. Devolva para o forno e asse por mais 10 minutos.

6. Remova o tabuleiro do forno e retire a fôrma com cuidado, desenrole o papel alumínio e deixe esfriar num rack. Refrigere até a hora de comer. Coloque a cobertura de goiabada depois de desenformar e antes de servir.



*referência a um blog que acompanho e adoro, o Come-se, onde a autora termina suas receitas com essa bela onomatopéia ;)

** substituição para o sour cream: misturar 1 c. sopa de suco de limão a 1 xíc. de creme de leite fresco,  deixar a mistura descansar em temperatura ambiente por 30 minutos. Guarde na geladeira até a hora de usar.

1 comentário:

  1. hahahhaa!!! lembrei muito de minha avó comendo "membrillo con queso semicurado (el ventero, famoso en el mundo entero)", hahaha!!! eu nunca gostei muito de esse membrillo e acontece o mesmo com a goiabada, acho q prefiro amoras, morango...mas é bom ter perto a Biel pq ele come toda a goiabada e eu continuo com a deliciosa Cheesecake.
    Lembro de fazer uma viagem pelo norte de Espanha e em cada restaurante que ia tomava de sobremesa "tarta de queso" (faz muitos anos virou sobremesa principal de alguns restaurantes). Nessa zona de Espanha tem uma importante industria de produtos lácteos e é muito comum que as sobremesas que levam leite sejam feitas com leite que pegam directamente da vaca.
    Eu só sabia fazer o outro tipo, a que não vai no forno...vou ter que experimentar essa tb.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...