UA-40840920-1

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

De volta na cozinha com muffins

por Carol Vannier

A confeitaria tem andado devagar por aqui, por uma tremenda falta de tempo de pensar em qualquer coisa minimamente supérflua. E por mais que eu ame um bolinho, ele não é realmente necessário no meu dia a dia como as comidas salgadas. Mas ontem finalmente pude abrir o armário, catar o pote de farinha (que estava vazio há tempos e eu nem sabia!) e botar a mão numa massinha de muffin. E ainda aproveitei pra estrear meu aventalzinho novo, inspirado nos Lenços de Namorados :)

A receita que escolhi é de um muffin de limão que leva sementes de papoula. Eu queria aproveitar as sementes que comprei numa quantidade grande e não usei tudo. No Brasil nunca vi pra vender, (mas pesquisando na internet achei a preços exorbitantes) apesar de alguns blogs brasileiros de culinária usarem. Mas hoje em dia todo mundo aqui tá acostumado a trazer umas muambas meio diferentes do exterior hehehe. Elas não têm um sabor forte, mas a textura é bem interessante. Acho que ficaria ótima numa massa de torta, e já vi também em alguns pães. E não se preocupem, que ninguém fica doidão com essas sementinhas!

O resultado são bolinhos pouco doces, perfumados, ótimos para café da manhã ou acompanhar um chá, e com mini explosões crocantes :) 



MUFFINS DE LIMÃO COM SEMENTES DE PAPOULA
Receita adaptada do Technicolor Kitchen
Rende 12+ muffins

Ingredientes:
280 g (2 xícaras) farinha de trigo
1 1/2 c. chá fermento em pó
1/2 c. chá bicarbonato de sódio
(se não tiver bicarbonato, 3 c. chá de fermento em pó)
1/4 c. chá de sal
2 c. sopa sementes de papoula 
1 ovo
120 g (1/2 xícara "cheia") açúcar
2 c. sopa raspas de casca de limão (eu usei a casca de 1 limão, mas acho que podia ser um pouco mais)
70 g manteiga sem sal, derretida e fria
300 ml de leite
1 c. sopa suco de limão (suco de meio limão no meu caso)
1 c. chá extrato de baunilha





Preparo:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

2. Numa tigela grande, peneire e misture os ingredientes secos (farinha, fermento, bicarbonato, sal e sementes de papoula). Se você como eu só tem uma vasilha boa de misturar ingredientes, passe os secos para uma vasilha qualquer, agora que eles já estão peneirados e misturados.  

3. Use então a tigela grande para misturar o açúcar e as raspas da casca de limão. Esfregue-os usando as pontas dos dedos até o açúcar ficar úmido e perfumado. Acrescente o ovo, a manteiga, o leite, o suco de limão e a baunilha, misturando bem.

4. Misture os secos e molhados, misturando ligeiramente com um garfo sem mexer demais. Não tem problema a massa ficar com grumos! 

5. Divida a massa entre 12 forminhas de muffins, bem untadas (mesmo que use forminhas de papel, unte as forminhas) e asse por 20-25 minutos ou até que dourem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...