UA-40840920-1

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Tapioca

por Carol Vannier

No Brasil, o rodízio já virou uma instituição. Temos rodízio de tudo: churrasco, comida japonesa, pizza ou massas em geral, crepes, e até alguns mais estranhos como rodízio de croissants recheados :|

Aqui no Rio não é tão comum, mas em outros estados o rodízio de tapioca é frequente. Como não tem por aqui, não posso garantir quais seriam os sabores mais usados, mas aposto que ia ter: marguerita, 4 queijos, strogonoff, frango com catupiry, camarão com catupiry, cheddar com bacon, banana com chocolate, goiabada com queijo...

Esse é um fenômeno que eu observo há tempos, uma tendência culinária nacional de muito sucesso: pegue o carboidrato X, qualquer que seja, e recheie com os mesmos recheios/coberturas que já são consagrados nas pizzas. Serve pra tudo: batatas rostie, pastéis, até rolinhos "tipo-sushi" eu já vi com esses recheios. É satisfação garantida de público e crítica! Apesar de eu mesma apreciar muitas dessas combinações, acho um pouco de falta de criatividade, e falta de preocupação com o carboidrato em questão e suas caracterísitcas. Tudo bem que o sabor dos carboidratos costuma ser mais neutro, mas ele existe também! Então seria legal ver um pouco mais de esforço na hora de bolar os recheios.

A tapioca não só é bem brasileira, mas tem a cara do nordeste. Então eu gosto de usar recheios que tenham um pouco essa temática, e que se comportem bem dentro dela ;)

Minha tapioca salgada favorita é simples, só com queijo coalho, um queijo típico nordestino que dificilmente se encontrará fora do Brasil. Mas para os leitores de fora eu sugiro queijos tipo feta e haloumi, bem salgadinhos, que mantêm um pouco a forma ao derreter. Um parmesão pouco curado também seria interessante.




Pro lado dos doces eu adoro o de coco ralado (fresco!) com doce de leite. É muito comum usar coco ralado e leite condensado, mas pra mim doce de leite é muito melhor :) Mas não se acanhem e façam como todo restaurante brasileiro: recheie a tapioca com o que quiser!

A goma da tapioca é o amido da mandioca com um certo teor de hidratação. Mesmo aqui não é fácil de encontrar a goma já hidratada, mas dá pra produzir em casa usando o polvilho doce, que vende em todo mercado aqui, e em lojas de produtos brasileiros no exterior. No blog da Neide Rigo ela explica um dos jeitos de fazer, que eu acho o mais fácil, ainda mais pra quem não conhece bem a textura do prduto final:

Basta cobrir o polvilho doce com água (algo como 1 litro de água para meio quilo de amido) e deixar hidratar por 2 horas. Jogue a água fora, cubra com um pano– ou despeje a fécula molhada sobre ele – e espere mais 2 horas para que o pano enxugue o excesso de água. O resto é igual.
O "resto" é a parte de preparar a tapioca, que é só passar os torrões por uma peneira e arrumar uma camada fina numa frigideira limpa, sem untar. Eu já gosto de ir peneirando em cima da frigideira, assim não preciso ter na geladeira dois potes, um de goma empedrada e um de goma peneirada. Nesse vídeo ela mostra como se faz, só que aqui ela hidrata colocando a água aos poucos. Para ver o método de cobrir o polvilho de água, veja aqui. Os dois vídeos vão até os "finalmentes", então mesmo quem nunca viu pode ter uma boa noção.

No fim das contas é um lanche rápido e prático uma vez que você tenha a goma hidratada, e a massa da tapioca tem um misto de crocante e puxa que nenhum outro carboidrato que eu conheço tem. Por isso mesmo, tudo que vem da mandioca fica no topo da minha lista de favoritos :)


4 comentários:

  1. gostei da tapioca bem fina e crocante...ummm!! o melhor foi fazer uma e não dar errado como aconteceu com minha famosa farofa de ovo...ufff, muito ruim!!
    gostei muito da foto com bidi lambendo o chão, ele sempre está pronto para pegar todo o q cae, hahaha!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de tapioca!
    Vale esclarecer que aqui em casa a gente faz bem fininha, que é como fica mais crocante, mas no Centro de Tradições Nordestinas (em São Cristóvão - aonde vou comprar o queijo coalho e a goma) as tapiocas são feitas mais espessas aumentando muito a caracteristica elástica da massa apesar de manter a crocancia superficial. Quando o recheio é Carne de Sol eu até gosto dela grossinha.... =P

    ResponderEliminar
  3. Bom, minha tapioca favorita é aquela com manteiga e mais nada, né?! Mas vou te lançar um desafio, ja que estamos falando em tapioca grossa.

    ResponderEliminar
  4. Meu sonho de consumo é conseguir fazer um biju, que é a tapioca assada num forno de chão. Ela fica bem grossa e macia quando é feita, e dura muitos dias pra comer. Mas eu não consegui ainda fazer dar certo na cozinha da cidade....

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...