UA-40840920-1

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Comida de anjo

por Carol Vannier

Interrompemos nossa programação de comidas brasileiras para trazer uma pequena maravilha importada: o Angel Food Cake. Ele é um bolinho tradicional nos EUA, feito com muitas claras batidas em neve, e que fica super fofo, daí o nome curioso :) Além do nome, ele tem várias peculiaridades que o diferenciam de um bolo normal:
  • Ele leva muito pouca farinha, e nas receitas mais tradicionais não leva nem manteiga, então acaba sendo, se é que isso realmente existe, um bolo light. 
  • Nos EUA tem uma farinha que chamam de 'farinha de bolo', dita mais leve do que a farinha normal, mas que aparentemente é só uma farinha normal acrescida de um pouco de maisena. É isso que vamos colocar no nosso Angel Food Cake. 
  • A fôrma* não é untada, para que o bolo use o contato com as parede para escalar melhor e ficar bem altinho. Só colocamos no fundo um papel manteiga recortado para que ele não fique totalmente preso.
  • Depois de assar ele deve descansar de cabeça pra baixo! É ainda mais engraçado fazer isso quando você vive numa cozinha sem recursos e o único método que encontra de virar o bolo sem abafar é colocar uma garrafa de vinho através do furo da fôrma, e assim suspender o danado. Mas funciona ;)



Agora, sobre as muitas claras... acho que hoje em dia ninguém vai jogar fora preciosas gemas, certo? Mas não custa relembrar... Existem milhares de receitas que pedem por gemas, os portugueses que o digam! Então a dica é ir usando as gemas e congelando as claras num potinho. Pode pegar um potinho médio e ir colocando claras novas por cima de outras que já estão ali congeladas sem problemas, é assim que fazemos por aqui. As gemas também poderiam ser congeladas em vez das claras, mas elas requerem um tratamento especial. Para as claras, basta descongelar na geladeira ou na bancada e usar! É bom saber, na hora de descongelar, que uma clara tem aprox. 28g. 

Pra essa receita precisamos de nada mais nada menos que 9 claras grandes, ou 252g de claras. E ela levou uma bela porção de manteiga, ao contrário da versão tradicional. Eu tenho dúvidas se algum dia vou experimentar sem manteiga... E apesar da receita pedir por açúcar baunilhado e essência de baunilha, eu coloquei a baunilha em fava mesmo. É que o bolo a princípio não tem nenhum sabor marcante, então achei que ele merecia um capricho de baunilha. Ficou muito fofo e muito perfumado! 


ANGEL FOOD CAKE
Quase nada adaptado daqui

Ingredientes:
descansando

1 xícara (120g) farinha de trigo
2 c. sopa maisena
1 xícara (200g) açúcar
1/2 c. chá fermento em pó
9 claras (cada clara +-28g, total 252g)
1 fava de baunilha (na falta dela, 1 c. chá essência de baunilha)
115 g manteiga, derretida e quente



Preparo:

desenformando
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Use uma fôrma redonda de furo no meio, não muito pequena. Não unte a fôrma, forre apenas o fundo com papel manteiga. Para preparar o papel você pode simplesmente marcar o formato da sua fôrma inteira com caneta e recortar tudo, ou dobrar um papel quadrado até virar um triângulo, alinhar a pontinha no centro do furo da fôrma e marcar o corte interno e o externo.

2. Misture a farinha, a maisena, metade do açúcar e o fermento e peneire algumas vezes. Reserve.

3. Na batedeira, bata as claras em velocidade baixa até que espumem. Junte 1 colher de sopa da metade restante do açúcar e continue batendo, acrescentando 1 colher por vez, até acabar. Bata até que as claras estejam firmes, mas ainda cremosas.

4. Derreta a manteiga numa jarrinha e acrescente as sementinhas da fava de baunilha, mexendo bem para elas se dissolverem. Despeje a mistura de manteiga derretida e baunilha num fio rápido enquanto bate mais um pouco as claras.

5. Usando uma espátula, incorpore os ingredientes secos, pouco a pouco, com delicadeza para não desinflar as claras.

6. Coloque a massa na forma, alisando a superfície, e leve ao forno por 30 minutos. Abra o forno rapidamente e gire a forma para homogeneizar o cozimento. Asse por mais 10-15 minutos, até que esteja firme e passe no teste do palito.

7. Retire do forno e deixe o bolo esfriar na fôrma, de cabeça pra baixo, apoiado em uma grade para não abafar. Se o bolo tiver chegado até a borda da forma você vai precisar ser mais criativo e construir um apoio que não fique encostando nele. 

8. Para desenformar, passe uma faquinha nas laterais. Desenforme o bolo e retire o papel-manteiga do fundo. Se quiser, vire de novo para deixar o lado mais bonito pra cima =) 

Sirva com geléia, frutas em calda, sorvete, calda de chocolate.....



* Sempre quis botar acento em fôrma mas não botava porque tinha a impressão de que era errado. Hoje resolvi conferir e descobri que era errado mesmo, mas que o novo acordo ortográfico deixou facultativo o uso do circunflexo em fôrma :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...