UA-40840920-1

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Iluminadores | O meu clã - versão 1.0


Se na maquilhagem, no geral, ainda sou uma novata que só muito recentemente se apercebeu que alguns truques podem, efectivamente, valorizar o que temos de melhor e que gosta de brincar com tons e técnicas, no quesito iluminadores devo confessar que tenho um longo caminho à minha frente até saber lidar com eles com alguma mestria.  Contudo, embora muito básico este meu conhecimento, já tenho alguns produtos dos quais gosto e que, à excepção de um, fui comprando por acaso.

Enquanto, dos cinco que moram cá em casa, dois iluminadores são usados principalmente no Verão, ou quando quero criar um efeito mais bronzeado (mas não artificial, detesto isso), os outros três, mais rosados, têm uso ao longo de todo o ano. Começo por estes últimos, nos quais se inclui um amor recente e outros dois que são aclamados por aí. (O post é longo, por isso, podem ir buscar um cházinho e sentarem-se confortavelmente. :D)
Poudre Signée/ High Beam/ Soft and Gentle
Poudre Signée/ High Beam/ Soft and Gentle

Chanel Poudrée Signée -  Num tom rosa champagne, o pó da Chanel é acetinado e tem um acabamento aperolado. Os pigmentos misturam-se na perfeição para dar uma iluminação natural, que se nota, mas que, de tão fina, não é de todo exagerada, nem assenta nos poros, como outras. Além da qualidade do produto, a Chanel esmerou-se igualmente na embalagem; o Poudre Signée vem numa bolsinha de veludo, com um aplicador em esponja que eu até nem desgosto, e tem um padrão floral no pó absolutamente divinal. Elegante e chique. Este iluminador é da colecção Primavera 2013 da Chanel e não é o produto mais fácil de encontrar. Contudo,  não perdem nada em perguntar à vossa perfumaria se têm ainda stock. Foi o que fiz e, além de conseguir esta edição limitada, ainda o trouxe com 30% de desconto.

Benefit High Beam - Um iluminador líquido com um toque rosado e que, à semelhança do anterior, fica mais pérola quando se aplica. Como é líquido, acaba por ter um acabamento mais opaco do que o anterior e mais brilhante, o que poderá não convir às peles mais oleosas. Eu uso-o principalmente no Inverno, quando a minha pele está mais seca, e sempre com um blush em pó. Apesar de eu achar demasiado brilho para mim, para quem gostar de algo mais radiante, poderá misturá-lo com a base para um toque de luz em toda a face. Eu comprei o meu num kit da Benefit, o Sugarlicious, para experimentar o tão famoso Benetint e o blush Coralista. O High Beam foi a grande descoberta deste kit e, até agora, deve ser o meu produto favorito da Benefit (confesso que apesar de todo o furor em torno dela, é marca que ainda não me convenceu).

MAC Mineralize Skinfinish Soft and Gentle - Pó mineral com um toque rosa quente, próximo do tom pêssego, e pigmento champagne/dourado. É o que tem mais brilho dos três e uso-o quando quero algo mais carregado e intenso. Acaba por salientar um bocadinho os poros, mas nada que, bem trabalhado, não se resolva.  É, de facto, um tom muito bonito e, pela quantidade que vem, dura imenso, imenso tempo. As embalagens da MAC ainda não me convenceram -- a deste, se repararem, já tem a parte transparente descolada --, mas, pelo preço, julgo-o uma excelente compra. Foi o meu primeiro iluminador de sempre, que trouxe quando uma funcionária da MAC me ensinou a modelar a face e me mostrou que, de facto, haveria muitos benefícios a tirar dessa técnica. Mal sabia eu que era um tom usado por profissionais e bloggers de beleza por esse mundo fora.

Quando a minha pele fica mais bronzeada e uniforme, a tendência é diminuir a quantidade e intensidade de maquilhagem, tornando-a o mais natural possível, e os iluminadores não são excepção.  Como o meu tom é quente o ano todo, no Verão gosto de realçar ainda mais os tons dourados, dando-lhes brilho. Estes dois produtos fazem-no muitíssimo bem.
Fluido Soleil Tan / YSL Touche Eclat
Fluido Soleil Tan / YSL Touche Eclat

Chanel Soleil Tan Fluido Iluminador - É um produto líquido, leve e translúcido que tem pigmentos dourados. Pode ser usado como iluminador ou na cara inteira, uma vez que uniformiza a tez, deixando-a com um tom mais bronzeado (suave, não é um bronzer) e radiante. Com o famoso "sun kissed glow". Eu uso-o apenas nas zonas às quais quero dar mais luz, complementando assim o meu ar estival, para o qual nunca faltam os Terracota da Guerlain. Vem num frasquinho bonito, embora não seja o mais prático. O que eu faço é colocar um bocadinho na tampa e vou buscando com o pincel de contorno da Real Techniques à medida que vou aplicando. Eu acho que fica perfeito em todas as pessoas que têm um tom mais quente, embora já tenha lido que também é adorado pelas peles mais claras. É transversal, portanto. Também foi comprado por acaso, por 20 €, nos saldos da P&C. Como não encontrava a gelée da Estée Lauder, acabei por optar por testar este e fiquei muitíssimo satisfeita com a escolha. 

YSL Touche Eclat Radiant Touch - Das primeiras canetas iluminadoras que surgiram no mercado (se não estou em erro), Touche Eclat é um iluminador natural, sem brilho, que dá luz e aclara as zonas que queremos realçar, sem exagerar. É um produto cremoso, mais opaco que o anterior, que também poderá servir de corrector (embora o que eu tenho seja demasiado claro para isso), para cobrir olheiras. Uso-o principalmente nos dias de pouquíssima maquilhagem, quando a minha pele está mais descansada e só lhe quero dar uma luz extra. A embalagem torna-o igualmente perfeito para andar connosco na bolsinha de maquilhagem. No final do dia, se ainda tivermos umas horas de trabalho, um jantar, ou algo pela frente, basta pincelar um bocadinho de produto nas áreas críticas e já está, temos um aspecto fresco novamente.

Com o primeiro clã de iluminadores apresentado, vou continuar a minha busca por produtos que lhes façam companhia e, quem sabe, lhes rendam a guarda quando acabarem. A minha curiosidade e vontade de experimentar coisas novas e o lançamento frenético de novos produtos fazem-me acreditar que este pequeno batalhão de luz só tenha tendência a aumentar. Isto mesmo que não vislumbre fim a estes cinco produtos, a julgar pela quantidade que vem em cada um deles. 

Sugestões para a minha pele warm são muito bem-vindas. :)  

4 comentários:

  1. E eis que com este post concluo que tenho de fazer um sobre o mesmo tema: o último que fiz, em Março, está ultrapassadíssimo, o pobre.
    Destes, tenho o Benefit, o Chanel e o Touche Éclat e não gostei do Soft and Gentle, o que faz de mim uma alien. Mas não vale a pena, já o testei várias vezes e nada. :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz, faz. Os meus devem ser dos mais básicos e conhecidos mesmo. Estou curiosa para saber a opinião sobre outros, de outras marcas. :)

      O Soft and Gentle parece-me ser mais adequado para peles quentes, morenas, talvez. Não gostas de como te assenta na pele? (Também, tendo o Poudre Signée, não me parece que o S&G seja necessário. O da Chanel é muito mais fino e dá uma luminosidade muito mais bonita, julgo eu.)

      Eliminar
    2. Sem dúvida. Os brilhos do S&G afastam-me irremediavelmente. Até o Mary Lou Manizer, da The Balm, que é bem tcharam, é mais discreto, justamente porque se nota mas não há ali ponta de glitter.

      Eliminar
    3. A sério? Olha, sempre fugi do Lou Manizer porque todas as pessoas diziam que era imenso brilho. Achei que fosse algo para lá do meu limite. :D

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...