UA-40840920-1

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Pão achado

por Carol Vannier


Eu adorei descobrir que, em francês, pain perdu (pão perdido) é o nome que se dá para as rabanadas (fatias douradas em Portugal), já que elas são um ótimo uso daqueles pães velhos que ficam esquecidos, perdidos pela cozinha. É curioso que no Brasil tenhamos o pão de rabanada, feito especialmente pra isso pelas padarias na época do Natal, já que a receita nasceu do reaproveitamento. Mas talvez com o nosso hábito de comprar pãozinho francês fique mais difícil de calcular mal a quantidade de pão e consequentemente ter as sobras. Pra quem compra baguettes grandes isso deve ocorrer com mais freqüência.

Aqui em casa, devido aos exageros de uns e outros (eu cá não sou acusa cristos! não vou dar nomes aos bois...), é comum ter um pãozinho perdido, pedindo pra ser achado e reformado. Claro que podemos fazer as simples torradinhas, fatiando o pão duro bem fino, ou até uns paninis, cobrindo o pão velho de queijo e outros itens, como uma pizza. Mas indo pro lado doce, temos as rabandas, e também o pudim de pão. Mas não é aquele pudim de pão que parece um pudim de leite... Esse eu não ligo muito, acho muito sem consistência. O que fez sucesso por essas bandas foi um pudim de pão mais no estilo inglês, onde o pão é fatiado, e não triturado, e por isso mantém um pouco a textura.

Dar uma receita precisa para Pudim de Pão ou pra Rabanadas é uma tarefa difícil, porque se é pra fazer com sobras, você nunca vai ter a medida certa de uma receita, e pode ser difícil converter. Nessas horas eu tenho que deixar minha neurose seguidora de receitas de lado e improvisar um pouquinho. Eu gosto de olhar várias receitas diferentes e ver o que elas têm em comum, pra saber o que é essencial e o que é enfeite.

Para rabanadas existem tantas receitas quanto existem pessoas que as fazem! Escrevo aqui os princípios da rabanada da minha mãe, e como não podia deixar de ser, é a melhor do mundo pra mim :)

RABANADAS/ FATIAS DOURADAS


Corte o pão velho em fatias com a grossura de um polegar mais ou menos. Prepare um tabuleiro com um pouco de leite, açúcar e baunilha. Molhe os dois lados das fatias no leite, mas incline depois o tabuleiro para que a sobra de leite não fique encharcando o pão. Esse pão já molhado pode ser guardado na geladeira por uns dias, se quiser rabanadas-minuto depois ;)

Bata um ovo (ou quantos precisar) num prato fundo e aqueça uma frigideira com óleo, como se fosse fritar um bife. Passe cada fatia de pão pelo ovo, deixe escorrer o excesso e frite-as no óleo. Pode fritar várias de uma vez. Retire as fatias da frigideira para um prato com papel toalha, para tirar o excesso de óleo, e depois passe cada fatia por uma mistura de açúcar e canela


Para o pudim de pão eu percebi que o princípio básico é: pão velho em pedaços (amanteigados ou não), um creme a base de leite, açúcar e ovos, e forno. Ou seja, quase uma rabanada de forno! Para a minha receita resolvi aproveitar que o pão abandonado eram pães franceses, e cortei em rodelinhas que arrumei numa forma untada. Eu passei um pouco de manteiga com o mesmo pincel de untar a forma no topo das rodelinhas, pra ajudar a dourar. Além do pão resolvi usar um pouco das tâmaras que tinha em casa no lugar das passas que são frequentes nas receitas. Piquei as tâmaras, umedeci com um pouco de rum e depois espalhei entre as fatias de pão, abrindo espacinhos para elas.


Para o creme, segui a indicação de uma das receitas que achei e fiz uma espécie de 'custard' de preguiçoso: aqueci o leite com açúcar só até dissolver o açúcar. Botei os ovos na batedeira e fui batendo  e jogando o leite morninho, até encorpar, e no fim um pouco de baunilha. Não fica muito firme, mas cresce bem.

Depois é só despejar em cima do pão e assar, no meu caso foi rápido porque era bem pouquinho, em 15 ou 20 minutos estava douradinho, crocante em cima e cremoso em baixo. Ainda polvilhei com açúcar e canela por cima pra adoçar e dar o gostinho de canela que adoro. Depois foi só fazer o café pra acompanhar :P

Pra quem quer ter noção das quantidades, anotei mais ou menos o que usei:



PUDIM DE PÃO
2 1/2 pães franceses velhos e duros
manteiga para untar e pincelar os pães
1 xícara (240ml) de leite 
1/4 xícara (50g) de açúcar
2 ovos
1 c. sopa essência de baunilha
10 tâmaras secas, picadas
2 c. sopa rum

para polvilhar:
+- 1/4 xícara (50g) de açúcar cristal   
canela em pó, a gosto

2 comentários:

  1. essas rabanadas são muito boas...e pensar que aqui em Espanha eu nunca tinha comido... agora sem duvida q vou comer sempre que tiver. A pena é qué só se comem em pascoa... :-(

    ResponderEliminar
  2. Mas a receita aí é assim mesmo, ou tem algo de diferente?

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...