Você já se perguntou qual comida escolheria pra comer, se fosse ter que comer só isso pro resto da vida? É um pouco estranho, mas minha família discute esse tipo de coisas... Uma das conclusões populares era pão com manteiga, por ser simples e gostoso, o tipo de coisa que não enjoa com a repetição.
Mas da penúltima vez que fiz caponata (há apenas 3 semanas) pensei que esse sim era um bom candidato. Tudo bem, pode não ser uma escolha tão universal como pão com manteiga (que também vai ter seus detratores!), mas pra mim é ideal. Primeiro que mesmo o menos saudável entre nós deve ter o seu momento de querer comer uma coisinha mais saudável, e eu tenho certeza que uma dieta sem legume nenhum me deixaria triste rápido. Depois que não faltam ingredientes essenciais básicos, como o pão que vai por baixo e o azeite pra dar a saciedade que só a gordura traz ;)
Agora sobre o nome em si, tem quem chame de ratatouille, de caponata, mas acho que as duas receitas (que são primas uma da outra, só que uma francesa e outra italiana) não são tradicionalmente de forno, mas sim de panela, ou frigideira, e os legumes são longamente refogados. Também não tenho certeza se a lista de ingredientes bate, e de vez em quando tem outros intrusos, então o nome é usado de maneira bem livre.
E a receita é das mais simples: pique tudo, misture o resto, e jogue no forno alto. Tudo o quê? Berinjela, abobrinha, cebola, tomate e pimentão. E o resto? Sal, pimenta, vinagre e azeite. Quanto tempo? 40 minutos até a primeira mexida e nova regada generosa de azeite. Mais uns 40 até tudo ficar bem corado e adocicado.
Agora sem brincadeira, algumas dicas: untar o tabuleiro de azeite ajuda a nenhum pedaço ficar agarradinho. Pode caprichar no sal que sempre falta. O vinagre pode ser balsâmico, e é só um pouquinho. O corte dos legumes é no formato que você preferir, desde que seja pequeno, pra tudo desidratar bem. E não tenha medo de deixar mais tempo no forno, é só ir mexendo e colocando um pouco de azeite de tempos em tempos. Assim ele vai apurando, e eu nunca consegui queimar.
Aqueles legumes renderam esses dois pirex... |
...que ficaram assim. |
Sem comentários:
Enviar um comentário