UA-40840920-1

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Legumes ao forno que eu chamo de caponata

por Carol Vannier

Você já se perguntou qual comida escolheria pra comer, se fosse ter que comer só isso pro resto da vida? É um pouco estranho, mas minha família discute esse tipo de coisas... Uma das conclusões populares era pão com manteiga, por ser simples e gostoso, o tipo de coisa que não enjoa com a repetição.
Mas da penúltima vez que fiz caponata (há apenas 3 semanas) pensei que esse sim era um bom candidato. Tudo bem, pode não ser uma escolha tão universal como pão com manteiga (que também vai ter seus detratores!), mas pra mim é ideal. Primeiro que mesmo o menos saudável entre nós deve ter o seu momento de querer comer uma coisinha mais saudável, e eu tenho certeza que uma dieta sem legume nenhum me deixaria triste rápido. Depois que não faltam ingredientes essenciais básicos, como o pão que vai por baixo e o azeite pra dar a saciedade que só a gordura traz ;)


Agora sobre o nome em si, tem quem chame de ratatouille, de caponata, mas acho que as duas receitas (que são primas uma da outra, só que uma francesa e outra italiana) não são tradicionalmente de forno, mas sim de panela, ou frigideira, e os legumes são longamente refogados. Também não tenho certeza se a lista de ingredientes bate, e de vez em quando tem outros intrusos, então o nome é usado de maneira bem livre.

E a receita é das mais simples: pique tudo, misture o resto, e jogue no forno alto. Tudo o quê? Berinjela, abobrinha, cebola, tomate e pimentão. E o resto? Sal, pimenta, vinagre e azeite. Quanto tempo? 40 minutos até a primeira mexida e nova regada generosa de azeite. Mais uns 40 até tudo ficar bem corado e adocicado.

Agora sem brincadeira, algumas dicas: untar o tabuleiro de azeite ajuda a nenhum pedaço ficar agarradinho. Pode caprichar no sal que sempre falta. O vinagre pode ser balsâmico, e é só um pouquinho. O corte dos legumes é no formato que você preferir, desde que seja pequeno, pra tudo desidratar bem. E não tenha medo de deixar mais tempo no forno, é só ir mexendo e colocando um pouco de azeite de tempos em tempos. Assim ele vai apurando, e eu nunca consegui queimar.

Aqueles legumes renderam esses dois pirex...
...que ficaram assim.
Depois é só ver se o tempero tá bom, e botar mais sal, pimenta ou azeite a gosto. Manjericão fresco por cima também cai bem. E aí torra um pãozinho, esfrega um dente de alho cortado no pão (só se você gostar mesmo de alho! não é firula, fica potente o gosto!) e empilha o máximo de caponata que você conseguir :)








Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...