UA-40840920-1

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Aveia no forno

por Carol Vannier

Antes de falar da receita de hoje, eu queria agradecer (com muito atraso!) quem escreveu comentários me contando o que gosta e o que gostaria de ver mais por aqui. Isso é muito valioso e estou pensando com carinho em tudo que vocês disseram. Obrigada! :)

Essa receita, que deve agradar os que gostam das dicas mais saudáveis, é pra um dia de café da manhã assim... lento, que pode ir começando com outras coisas, algumas frutas, um iogurte, enquanto a cozinha vai ganhando um cheirinho de banana e canela a medida que a aveia assa no forno.

Eu adoro aveia, e descobri meio tarde, então venho tentando compensar o tempo perdido. Pra dias que não dá tempo de acender o forno de manhã (quase todos?) um mingau de aveia é uma opção boa, pois são uns 5 minutinhos no fogão, o que me dá tempo de ir acordando. Pois é, meu processo é lento... O mingau de aveia fica muito interessantes com frutas secas junto, tipo ameixa, figo, ou o que você gostar. Eu sempre faço com a aveia inteira, e não farelo, para ter a textura que pra mim é muito boa.

Não se assustem com a lista de ingredientes, muitos deles são comuns em qualquer cozinha, e outros, se você gosta, são ótimos de ter também, pois vão entrar em muitas outras receitas interessantes, e não são muito perecíveis. Além disso, não se trata de um bolo ou algo que possa desandar, então dê seus toques também, de acordo com o que tiver em casa e com o seu gosto. As amêndoas em lâminas por exemplo, eu usei porque tinha ganho uma sobra, mas nunca compro, e provavelmente vou continuar sem comprar. Na próxima vão as amêndoas salgadas que eu adoro e tenho frequentemente em casa. Jogo na tábua e vou picando com a faca meio aleatoriamente e pronto.

Alugumas substituições que eu fiz foram para tirar ingredientes pouco comuns aqui no Brasil, como maple syrup, applesauce e buttermilk. Outras por causa da minha despensa mesmo, como o óleo de coco e a linhaça em pó. A linhaça na verdade achei que as sementes inteiras eram melhores, e o óleo de coco ainda tô tentando convencer meu bolso que é uma boa idéia. Quando ele se convencer, eu experimento.

O resultado com certeza deve estar diferente do original, mas o importante é que ficou bom à beça! Comi puro primeiro e é gostoso, mas é quase nada doce. Aí segui em parte a sugestão da receita e coloquei um pouquinho de açúcar mascavo e um pouquinho de manteiga... e quanta diferença! Só um pouquinho mesmo de cada um muda tudo. E é legal que cada um que comer pode regular o quanto quer dos ingredientes mais "perigosos". (Por mais que eu, e outros, achem que manteiga não mata ninguém...)


AVEIA NO FORNO COM BANANA E NOZES
Bastante adaptado daqui

Ingredientes:

Secos
200g (2 xíc.) de aveia inteira
50g (1/2 xíc.) de amêndoas em lâminas tostadas
100g (1 xíc.) de nozes tostadas e picadas em pedaços grandes
40g (3 c. sopa) de sementes de linhaça
1 c. chá de fermento
1 c. chá de canela em pó
1 c. café de gengibre em pó
1 c. café de noz moscada em pó
1 c. café de sal

Molhados
360 ml (1 1/2 xíc.) de leite
1 c. sopa (15ml) de suco de limão 
100 ml (quase 1/2 xíc.) de leite de coco
80 ml (1/3 xíc.) de mel
1 ovo batido
1 c. sopa de essência de baunilha

Outros
2 bananas maduras grandes ou 3 médias em rodelas
Manteiga para untar a fôrma e espalhar por cima
Açúcar mascavo e manteiga para servir

Preparo:

  • Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte a fôrma que for usar com manteiga.
  • Numa vasilha misture todos os ingredientes secos. Em outra, misture os molhados. Junte os dois e misture.
  • Forre o fundo da fôrma com rodelas de banana. Jogue a mistura de aveia por cima e cubra com mais rodelas de banana. 
  • Derreta um pouco de manteiga e espalhe por cima das bananas. Leve ao forno por 40 minutos, ou até dourar bem. 
  • Sirva morno, com açúcar mascavo e manteiga por cima, ao gosto de cada um.

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...