UA-40840920-1

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Casamento - Escolher a data ideal

Quando decidimos juntar os trapinhos publicamente, numa festa que, em Portugal pode demorar um dia inteiro (ou até mais, consoante a região), há algumas questões que temos de ter em conta na escolha da data do momento especial. Em todos os posts deste tema focar-me-ei, essencialmente, na minha experiência, pelo que será interessante partilharem connosco, nos comentários, a vossa, para ajudar os futuros organizadores. :)

Em primeiro lugar, os noivos devem pensar em que altura do ano imaginaram o seu dia especial. Podem ter idealizado um casamento primaveril, rodeado de flores e num clima ameno; um dia quente e cheio de Sol no Verão; uma tela de Outono, com um fundo melancólico e amarelado das folhas (que eu adoro) ou mesmo algo frio, com um toque de cerimónia das neves ou natalícia. Isto para quem está em Portugal, claro, cada país tem as suas características, que devemos levar em consideração.

Contudo, como, se quisermos algo que envolva família e amigos, temos de jogar não apenas com as nossas preferências mas também com a agenda dos convidados, há algumas questões que nos devemos colocar:

Quem são os convidados? De onde vêm? Organizar um casamento no qual a maioria das pessoas são do mesmo país facilita a escolha, mas, no caso de haver convidados espalhados pelo mundo, em diferentes hemisférios, com diferentes calendários, temos de pensar qual seria a melhor altura para as pessoas poderem tirar férias e se há ou não viagens frequentes. Por isso é que, num país de emigração, há tantos casamentos em Agosto. É simplesmente mais fácil juntar as pessoas nessa altura. Quando se acrescentam convidados do outro hemisfério, cujas férias comuns são em alturas distintas, reduz as opções consideravelmente. Se quisermos que os nossos convidados possam vir, devemos então cingir-nos aos períodos em comum, mesmo que não seja a nossa altura do ano favorita. Afinal, são as pessoas com as quais queremos partilhar esse dia especial.

As pessoas estão de férias? Quais são os hábitos? Escolher o dia da semana também é importante. O meu será a um sábado e muita gente me perguntou porque não optei por outro dia da semana. Simples. Enquanto que, em casamentos em que a maioria dos convidados moram noutro país, e, por isso, tiram logo a semana, ou várias semanas de férias, quando há muitos nacionais, o ideal é escolher o fim de semana por serem, normalmente, dias em que as pessoas não trabalham. Tirar férias nem sempre é simples, só um dia então pode ser ainda mais complicado, pelo que queremos facilitar a vida a todos. Alguns podem aproveitar as férias para passear com a família ou enquanto casal, momento do qual não abdicam. Temos de pensar nisso. Mesmo os que moram no estrangeiro, de onde haja viagens só para o fim de semana, terão mais probabilidades de poderem vir do que se fosse durante a semana.  O importante é analisarmos os hábitos dos nossos convidados, antes de definirmos o dia.

O local está disponível? Posto isto, e delineando já alguns dias (2 ou 3) para a boda, devem procurar a quinta/restaurante/igreja/registo civil e verem qual a disponibilidade de todos. Não vale a pena cismarem com um dia específico que pode, ou não, ser viável. Se, respondendo às questões anteriores, só conseguirão juntar mais convidados se for num dia e época intensos de casamentos na vossa região, então ainda deverão ser mais flexíveis e abrirem dois ou três dias opcionais. 


Quando combinam todas as variáveis e encontram o dia viável, vão ver que, para vocês, esse será o ideal e o que marcará a vossa vida e história em comum. Decidam com alguma antecedência pois, como vamos ver nos posts seguintes, há toda uma logística que, em Portugal, pode requerer até dois anos antes (limite que eu  já assisti) de preparação. :)


Quais são as variáveis que levaram em consideração quando definiram o vosso dia de casamento? Quais são os hábitos das vossas regiões?

1 comentário:

  1. Por todas as razões que apontaste escolhi um Sábado de Agosto. Estou a organizar o meu com 2 anos de antecedência e já houve quem me chamasse louca, mas isto de organizar um casamento à distância de 11000 km tem muito que se lhe diga.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...