UA-40840920-1

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Gulodices | Bolachas de Abóbora, Especiarias e Chocolate Preto


Basicamente é isto: Sou um monstrinho das bolachas que, apesar de se entediar com a rotineira tarefa da comida do quotidiano, lá se entusiasma com receitas de bolos, bolachinhas e petiscos gulosos. A semana passada, quando vi a foto de uma bolachinha de abóbora, especiarias e pepitas de chocolate no blog Be Nice, Make a Cake, receita, por sua vez, adaptada do Ambitious Kitchen, tal qual criança numa loja de doces, quis dar-lhes uma trinca naquele instante, sem tempo a perder. Na impossibilidade de ver o meu desejo materializar-se assim (que o progresso põe sondas em cometas distantes, mas não me consegue transformar uma imagem em bolacha só porque eu quero.. pff), lá pus eu os ingredientes na lista de supermercado e fiz uma adaptação minha (vá, que até é mais simples que as outras) destas delícias. Como toda a boa cozinheira amadora sem grande paciência, fiz a coisa mais ou menos a olho, mas dá para ter uma noção daquilo que fui colocando, mediante o meu gosto e intuição culinária (que, em 10 vezes de uso, nove falha redondamente... mas não aqui minhas senhoras e meus senhores, não aqui), para partilhar convosco (fizemos uns testes com nutela, como as receitas originais, mas achámos que não agregava valor, pelo que não consta na nossa adaptação):

Ingredientes (simples e adaptáveis ao gosto e oferta de cada um): 
100 gr de manteiga sem sal (o único que medi em g, pelo tamanho do pacote)
1/2 chávena de açúcar normal
1/2 chávena de açúcar mascavado 
1/2 chávena de puré de abóbora
1 clara de ovo
1 colher de sopa de extracto de baunilha
1 1/2 chávena de farinha com fermento
Pitada de sal
Gengibre fresco ralado, Canela e Cravinho a gosto (o meu é muito)
2/3 chávena de pepitas de chocolate

Instruções (Se até eu consigo, qualquer um consegue):
Aquecer a manteiga até espumar; Deixá-la arrefecer por 5 minutos numa tigela, após os quais se juntam os açúcares e se bate com uma vara de arames ou uma batedeira até ficar tudo bem ligado; Juntar o puré de abóbora e mexer bem (a abóbora vai deixar a mistura mais líquida, mas como eu gosto muito do sabor eu pus mais do que a receita original, o que deixou os meus bolos mais húmidos); De seguida juntar os secos(farinha, sal e especiarias) numa taça e, depois de misturados, incorporar, batendo ligeira, mas constantemente, na mistura da abóbora; Adicionar a clara (só a clara), o gengibre e a baunilha e continuar a mexer bem. Com um salazar (objecto para mim essencial numa cozinha, quantos mais melhor, aprendi com o Rudolph van Veen), juntar suavemente as pepitas de chocolate ao misturado, tapar a taça com celofane e deixar arrefecer a mistura no frigorífico o máximo possível. Eu fiz a experiência com uma hora de frio e uma noite inteira, e as bolachas que foram ao forno no dia seguinte tinham um sabor a especiarias muito mais intenso, como se os sabores se tivessem harmonizado delicadamente. Enquanto se pré-aquece o forno a 180º, colocar bolinhas de massa num tabuleiro com papel vegetal, com alguma distância entre elas, já que vão aquecer, abrir e espalhar com um aspecto redondinho. Colocar no forno e aguardar até ficarem douradinhas a gosto. Quanto mais douradinhas (mas não torradinhas), mais estaladiças ficam. Deixar arrefecer numa rede para ficarem mais crocantes (se quiserem, se não aguardem só uns minutos e ao ataque!) et voilá. Com um capuccino a acompanhar, enroladinhos numa mantinha com um filminho na TV, nem sabem quão bem saberá! Encostem-se na almofada e saboreiem. Conselho de amiguinha. 

Ah! E a casa ficará com um aroma delicioso a especiarias com chocolate preto no ar. Nem precisam de velas. É o cheirinho do Outono/Inverno/Natal (para mim é este último a chegar, mas não obrigo ninguém a partilhar esta minha adoração) a invadir os vossos sentidos... :)


(A Carolina continua a nossa colaboradora das Comidinhas, que eu não tenho nem um décimo da técnica, jeito e paixão que ela tem, mas esta receita eu tinha de partilhar convosco. :) )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...