UA-40840920-1

sábado, 28 de dezembro de 2013

Pavlova

por Carol Vannier

Todos tiveram um bom natal, cheio de coisas gostosas? Espero que sim!
Para mim esse Natal foi cheio de pequenos milagres. Uma confusão que foi evitada, uma família que passaria o natal afastada e foi trazida pra perto, um presente de última hora que agradou em cheio, um presente feito à mão que agradou tanto que gerou encomendas, um encontro marcado de véspera com uma amiga de agenda lotada, uma menina que juntou seu dinheirinho para dar um presente ao irmão, que por sua vez partilhou com toda a família.

Essa época do ano é sempre cheia de histórias e eventos, tudo fica muito atribulado, e é difícil seguir a rotina (vide o posto atrasadinho ;). Aqui em casa ainda temos nesse miolo entre natal e Ano Novo um aniversário. Nosso aniversariante de fim de ano adora uma receita da Nigella que eu descobri há muito tempo, e virou uma tradição familiar: a Pavlova. É um merengue achocolatado com enfeites por cima, tem um jeito levinho, que faz a gente sempre querer mais! Esse ano por diversos motivos não deu pra fazer, mas vai essa fotinho do ano passado pra relembrar :)



PAVLOVA DE CHOCOLATE
fonte: Nigella Lawson

Ingredientes:

6 claras
300g de açúcar
3 c.s. de cacau em pó
1 c.c. de vinagre balsâmico
70g de raspas de chocolate meio amargo
500ml de creme de leite fresco ou de lata sem soro*
500g de cereja ou morango (ou a fruta vermelha que você tiver, a original é framboesa)



Preparo:

  • Pré aqueça o forno a 180° C.
  • Bata as claras na batedeira até se formarem pontas acetinadas. Continue batendo, acrescentando uma colher de açúcar de cada vez, até o merengue ficar firme e brilhoso.
  • Acrescente o cacau, o vinagre e o chocolate em raspas. Misture delicadamente até ficar com a cor uniforme.
  • Despeje a mistura numa forma (pode ser baixa, tipo de pizza) forrada com papel manteiga, formando um disco alto de aproximadamente 23cm de diâmetro, alisando o topo e as bordas.
  • Ponha no forno e imediatamente diminua a temperatura para 150° C. Asse entre 1 hora e 1h15. Ele estará pronto quando estiver quebradiço na borda e seco na parte de cima.
  • Desligue o forno e abra uma fresta, e espere esfriar o merengue completamente.
  • Se for usar creme de leite fresco, bata-o até firmar e reserve. Se for usar o de lata, deixe a lata na geladeira por algumas horas e na hora de abrir vire-a de cabeça pra baixo e abra pelo fundo. O soro vai estar por cima e vai sair mais fácil. 
  • Na hora de servir, vire o disco de merengue numa bandeja, e coloque o creme por cima. Arrume as frutas escolhidas por cima do creme (se for morangos, eu gosto de fatiar ao comprido), e rale um pouco de chocolate amargo para enfeitar.



1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...