UA-40840920-1

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dicas | Quando bate a saudade de Milkshake de Ovomaltine por aí

Tenho uma incapacidade tremenda, confesso, para tentar recriar pratos ou comidinhas das quais gosto muito, com outros ingredientes. Cá em casa, o cozinheiro diário é ele, o que me deixa livre desse pesadelo que é, para mim, a eterna questão de "O que preparar hoje?", num primeiríssimo lugar em ex aequo com outros sacrifícios chatos que são as listas de compras, deambulações por supermercados e tentar procurar ingredientes que consigam combinar de modo a criar pratos dos quais gostámos, em qualquer parte do mundo. Sim, porque viajar é maravilhoso, mas quando temos um especial gosto pela gastronomia alheia e não encontramos exactamente este ou aquele produto à venda noutro país (tentem encontrar alheira de caça no Brasil ou paneer em Portugal, por exemplo, só para falar em dois que adoro), reproduzir algo pode ser uma aventura. Já conseguimos fazer uma Salada Grega fantástica em Portugal, por exemplo, mas a Dakos nunca fica nem semelhante. 

Outra descoberta à qual se chegou cá em casa (mais uma vez, ele, não eu, há muitos anos atrás), foi a algo muito parecido com o famoso Milkshake de Ovomaltine do famoso Bob's, brasileiro. Já mostrei o dito numa foto do Instagram. É algo realmente delicioso (claro, para quem gosta de Ovomaltine) e, apesar de não ser crocante como o que se bebe por aqui, uma vez que usam o pó com flocos crocantes, que não se vende em Portugal (pelo menos eu nunca o vi), dá para matar saudades. 

A receita é muito simples; basicamente usamos um gelado de baunilha, que normalmente vamos buscar ao Macdonalds, no drive thru, por ser o que fica francamente melhor. E mosturamos com o Ovomaltine normal, o comum, com uma varinha mágica (é o que dá a consistência semelhante ao batido). Como é um dos meus pós favoritos (a par com o da Suchard Express) para misturar no leite, tem presença permanente na minha dispensa, pelo que não se estraga, mesmo que só faça um batido destes de vez em quando. No final, colocamos mais uma colher de pó et voilá, fica um bocadinho crocante (mas não muito, vá.)   

Quase de regresso a Portugal, tenho-me lembrado de alguns destes truques nossos, para matar saudades de coisinhas brasileiras. Pensei que alguém, por aí, com tão pouca criatividade para o improviso culinário quanto eu, pudesse querer experimentar. Boa gulodice! 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...