UA-40840920-1

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Marché de Nöel dos Champs


Há anos que as notícias das Feirinhas de Natal francesas, alemãs, e por aí adiante nos países mais frios, me deixavam com uma vontade enorme de ir a uma e sentir o espírito natalício, com as suas decorações e comidinhas temáticas. Com muito frio e cheios de expectativa, fomos ao Marché de Nöel dos Champs Élysées. Desilusão.

Como pessoa que adora esta época do ano, sempre que pensava numa feirinha do género o que me vinha à cabeça era um local cheio de decorações e motivos natalícios à venda, rodeados de comidinhas e bebidas quentes com especiarias. A preços também natalícios. Escusado será dizer que esse não foi o caso deste Marché.

A decoração da rua está extremamente bonita. Não fosse a famosa Avenue des Champs Elysées. Simples, em tons de azul e branco, que vai ganhando um colorido luminoso, com dourados e vermelhos (tons típicos da época), à medida que anoitece e as luzes se acendem. Só pela beleza do lugar já valeria a pena. Ficaríamos a passear mais tempo, não fosse o frio que enregelava de tal forma os pés que os dedos doíam e pareciam um bloco único de gelo (Lição aprendida - nunca andar à noite por aqui sem pelo menos dois pares de meias nos pés, apesar da qualidade das botas).  

Num dos lados havia uma pista de gelo, para quem se quisesse aventurar pela patinagem. O circuito, curiosamente, estava decorado com animais de todos os cantos do mundo, até de zonas bem quentes e húmidas. Apesar de ser uma decoração bem montada e bonita, parecia completamente deslocada do contexto -- que evocava mais o polar, frio e gelo -- com bisontes, macacos, araras, etc. Contudo, uma actividade para se aproveitar (especialmente por todos os que não têm uma propensão à queda e uma descoordenação motora total, sem os pés completamente apoiados no chão). 

Sobre o Marché em si a opinião já não foi tão positiva. Apesar de uma meia dúzia de barraquinhas que tinham efectivamente artigos alusivos ao Natal, a maioria era apenas de venda de potenciais prendas, desde camisolas a gorros, bijuteria e até um "novo animal de estimação", um crustáceo de carapaça pintada. Em primeiro lugar, pensámos que a barraquinha vendia apenas o objecto de arte em si, dentro de um aquário com areia meramente decorativo, mas depois reparámos que era uma colónia inteira de animais vivos, que, segundo o cartaz, eram os melhores por serem silenciosos, pequenos, não sujarem e a comida ser barata. Ficámos revoltados com a situação.

Apesar dos preços, as barraquinhas com os produtos de "gastronomia com toque natalício" foram a cereja no topo do nosso bolo. Provámos várias coisas, desde cerveja quente com especiarias (muito boa enquanto está bem quente, morna perde toda a graça), a bretzel com nutella (muito bom) e pain d'épices coberto com chocolate negro (bom, mas parecidíssimo com os que o Lidl tem à venda apenas no Natal, da Favorina, que são uma das minhas delícias desta quadra). Aproveitámos ainda para provar os famosos canelés de Bordeaux, cuja textura não me convenceu por ser mais pudim abaunilhado do que bolo com canela, como eu achava e preferia que fosse.

Para casa trouxemos um saucisson sec com avelãs, que eu adoro, de uma das barraquinhas de queijos e  enchidos de várias zonas, e uma caixa de bombocas/nha bentas de vários sabores, também deliciosas, com um chocolate saboroso e um marshmallow bastante cremoso. Viemos já de noite, com o brilho das luzes dos Champs, que fica particularmente magnífico vestido de Natal. 








(para ampliar as fotos, clicar em cima)

3 comentários:

  1. É, acho que a sua espectativa de marché de noel seria mais satisfeita no marché lá de Grenoble ;)
    ele é mais mimosinho, por ser menor, e tem muitas coisas típicas natalinas, e mesmo as potencias "prendas" são coisas ligeiramente rústicas ou típicas das montanhas, assim como as comidas, todas montanhesas. Os preços não são os mais convidativos, mas sinto que isso é um mal da França, onde a meu ver não existe pechincha! Tudo tem o preço de justo pra cima hehehe

    Agora, de fato, a beleza do Champs Elysées mais iluminados e decorados que o habitual é o ponto alto da visita. E o bom do frio é que é a desculpa perfeita pra se enfiar nas barraquinhas de guloseimas e comprar algo pra repor as energias ;)

    Outro mercado natalino que eu fiquei encantada foi o de Praga. Tinha uma árvore imensa, um palco com coros cantando, enfeites de natal típicos, comidas típicas, tudo de bom!

    beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, nós gostaríamos de ir a outras, mas este ano é impossível. Em 2007 fui a uma bem pequenina em Wroclaw e tinha de facto um espírito muito mais natalício. Vamos ver como correrá na próxima.

    Que doces de Natal é que vcs comeram?

    ResponderEliminar
  3. Espirito de Natal é dividir o ar condicionado com a família porque tá um calor desgraçado em casa. E depois, claro, acender uma velinha da vovó mimi :P

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...