UA-40840920-1

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Bolo de Fubá

por Carol Vannier

Engraçado, jurava que já tinha postado esse bolo por aqui. Esse não é tão das antigas quanto o de cenoura, mas desde que aprendi a receita, deve ser o bolo que faço com mais frequência, ainda mais porque é fácil ter todos os ingredientes na despensa. Bolo pra mim é das maiores tentações, ainda mais esse tipo de bolo simples que pede um café ou um chá pra acompanhar. Pra quem também gosta desse tipo de bolo, vai agradar com certeza!

Eu aprendi essa receita com uma cozinheira de mão cheia, especialista nessas comidas caseiras que todo mundo adora. Ela recomenda um fubá especial, moído em moinho de pedra, que por aqui encontramos no Hortifruti. Eu já fiz também com o fubá normal e com uma farinha de milho fina pra polenta que eu achava no supermercado na França. Sempre deu certo, mas dá pra notar a diferença. Outra coisa é que, espantosamente (pra mim que adoro!) ela não gosta de manteiga, e faz esse bolo com margarina. Então você pode fazer com o que preferir, os dois são testados e aprovados.

Olha a crosta toda rachadinha... :P

BOLO DE FUBÁ DA BETH

Ingredientes:
3 ovos, claras e gemas separadas
3 xíc. (600g) de açúcar (É muito, e causa uma casquinha maravilhosa. Dá pra reduzir um pouco pra ficar menos doce, e ainda ter um pouco de casquinha. 2 e 1/2 xíc. por exemplo)
150g de manteiga, um pouco amolecida
1 e 1/2 xíc. (200g) de fubá
1 e 1/2 xíc. (200g) de farinha de trigo
1 garrafinha (200ml) de leite de coco
1 colher de sobremesa de fermento

Preparo:

  • Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma fôrma de furo no meio.
  • Bata as 3 claras em neve e reserve.
  • Bata as gemas, o açúcar e a margarina na batedeira, até formar um creme bem claro.
  • Acrescente o fubá, a farinha, o leite de coco e o fermento, e bata para misturar.
  • Acrescente delicadamente as claras em neve.
  • Despeje na fôrma e asse por aprox. 35 minutos, ou até dourar, ficar elástico ao toque e um palito inserido sair limpo.


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...