UA-40840920-1

sábado, 5 de julho de 2014

Arroz de Polvo

por Carol Vannier

Esses "feriados" de jogo do Brasil são uma boa oportunidade pra fazer uma comidinha mais caprichada, dividida entre amigos e família. Temos o clássico churrasco, mas chegadas (e passadas!) as quartas de final, acho que todo mundo já matou a vontade de churrasco. Hoje fiquei com um cardápio de frutos do mar, uns camarões ao alho e óleo de entrada e um risotto de polvo e brócolis como carro chefe.

Eu chamei no título de arroz de polvo e não de risotto, primeiro porque ele não ficou muito risotto, já que tinha pouco arroz proporcionalmente (ele acabou sendo batizado de polvotto de arroz), e não deu toda aquela "liga" que caracteriza os risottos. Depois que você pode fazer com arroz normal e também vai ficar muito bom.



Seja como for, você precisa começar cozinhando o polvo. Tem quem cozinhe o polvo dando choques térmicos nele: água fervendo, água gelada, repetindo várias vezes. Mas você pode colocar na panela de pressão também. Cubra de água, coloque sal, meia cebola espetada de cravos e umas folhas de louro, e cozinhe por aproximadamente meia hora depois que der pressão. Depois pique o polvo e reserve a água do cozimento.

Na hora de fazer, pique bastante alho e cebola para começar um refogado, e pique também o brócolis cru. Refogue tudo em bastante azeite, acrescente o arroz (normal ou de risotto) e o polvo picado. A diferença se for fazer risotto é que tem ir colocando a água (do cozimento do polvo) aos poucos e ficar mexendo pra soltar a goma do arroz, até tudo ficar cozido. Se for usar arroz normal, coloque 3 volumes da água para cada volume de arroz e tampe. Assim fica bem molhadinho.

Não gosto de dar quantidades em pratos salgados, mas só pra dar uma noção, eu fiz com 1 polvo muito grande, de mais de 1kg, mas acho que 1kg teria sido uma conta melhor. O brócolis foi um maço inteiro, e o arroz foi aprox. 350g. Dava pra umas 5 pessoas normais fácil, mas 3 monstros se esbaldaram... antes de assistir outros 11 monstros fazerem a festa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...