UA-40840920-1

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Guerlain | Joli Teint

Reza a história, a contada pelos criadores desta nova fórmula, que, ainda sem nome, várias funcionárias da Guerlain foram convidadas a testar e a opinar sobre a novidade, uma base, leve, com efeito ensolarado. Com o cheirinho típico da gama Terracotta, o produto prometia uma pele mais luminosa e bonita, para acompanhar a transição de uma pele cinzenta, do Inverno, para o bronzeado (bonito e sempre com protector), do Verão. No final, sem sugestões concretas de nomes, o que a amostra em teste mais gostava era do joli teint/ tom bonito com que o produto deixava a pele. E, dos elogios tecidos, surgiu o nome daquela que seria uma das grandes novidades da famosa linha estival da Guerlain, que completa este ano 30 anos, anunciando o fim do frio e o regresso aos dias de Sol (Ferreros acabam, Terracotta regressa, acho que até fico a ganhar nesta troca). 


Passemos ao produto em si, que é, afinal, o que suscita mais curiosidade. O Joli Teint existe em cinco tons, do mais claro, o Light, ao mais escuro, o Ebony. Eu, que sou no Inverno um NC20 da MAC (para o caso de conseguirem entender a referência), mas que com dois dias de sol passo rapidamente para o NC25, comprei o Natural, que é o que melhor serve de transição, sabendo de antemão que viria para o Rio e que, aqui, o Light tornar-se-ia, rapidamente, demasiado claro. Qualquer um dos tons desta fórmula é mais quente e escuro do que outras bases da marca, nomeadamente a Parure ou a Lingerie de Peau, que são as que conheço melhor. Quem não gosta deste toque "bronzeado", de um ou dois dias de Sol, vai detestar este produto. Se forem realmente muito brancas ou tiverem um subtom mais frio, não sei até que ponto vos assentará bem, mas não custa nada pedir uma amostra e ver, ao vivo, em vocês, o efeito que dá. 

O cheirinho, com toque de flor de tiaré, é o típico da Terracotta, adorado por muitos (incluindo a minha pessoa) e detestado por tantos outros, que o acham "antigo", forte, "de velha" (como eu abomino esta expressão e argumento), etc. Na realidade, é algo que marca os produtos Terracotta e ou se gosta, ou não, dado que não é nem suave, nem desaparece num instante. No fim do dia, ainda consigo sentir o aroma, bastante agradável, para mim, seja neste Joli Teint, quanto dos protectores, e até no exfoliante, que estou agora a testar (embora em menor intensidade). 


Postas as impressões iniciais, partamos para a observação atenta da textura e considerações ao longo de um dia de uso (num clima mais seco e outro mais húmido, que demorei a escrever este post para ter a certeza de como se portaria com humidade no ar). De cobertura ligeira, mas eficaz a camuflar vermelhidões e pequenas imperfeições (que são os meus maiores problemas), o Joli Teint quase que se funde com a pele, deixando-a respirar, o que é importantíssimo nos dias mais quentes, sem pesar e sem acumular. Embora a duração do produto, sem desvanecer, tenha sido superior em França, onde aguentou, sem pó, durante um dia inteiro de passeio (umas sete, oito horas), no Brasil acompanho-o sempre com o bronzer 4 Seasons (o meu é o 01 Blondes, dos primeiros que saíram, e é mate), para se portar com a mesma dignidade e perseverança. Sozinho, começa a cansar-se da função com umas cinco horas, quando a humidade é mais intensa, precisando de um pó matificante ou um blotting paper por cima. 

Tem tendência para escurecer em contacto com a pele, passada uma meia hora, ficando assim o dia inteiro. A luminosidade também difere; parecendo mate assim que se aplica, vai ganhando luz com o dia, ficando com um ar aveludado e radiante (nunca mais do que isto, nunca brilhante como se os poros se estivessem a revoltar). Aconselhar-vos-ia, por isso, como eu fiz, de testar o produto primeiro numa loja, sair com ele à rua, passear e só comprar se assentar realmente ao vosso tom de pele (do rosto e do pescoço, não se esqueçam).  

Como tem protecção solar, não será, provavelmente, a melhor hipótese para momentos especiais, onde haja muitos flashes fotográficos à volta. Não vou testar, confesso, mas não arriscaria a ficar com alguma parte do rosto branca, especialmente nas fotos nocturnas. Por esquecimento, não removi com desmaquilhante um produto com SPF 50, para a minha despedida de solteira, e pareço um fantasma em todas as fotos. 


Por último, mas não o menos importante que os meus olhos também "comem"  muito, a embalagem é perfeita para viagens, não fosse este um produto para o Verão. Um produto de qualidade, uma base com alguma cobertura que oferece protecção, numa bisnaga (amiga do viajante), com um doseador para retirar o produto, permitindo um uso mais limpo (eu sou terrível com aberturas grandes, deixo tudo completamente sujo) e adequado e sem deixar o produto oxidar. Com um toque macio de um plástico baço, um grande sol dourado e o monograma da Guerlain marcado na tampa, do castanho brilhante comum da linha Terracotta, alia a praticidade das férias, com a elegância de uma das casas de cosméticos, para mim, com mais glamour.

As melhores lojas, ao nível de preço, para comprar Guerlain em Portugal são, para mim, a Balvera e a Perfumes & Companhia, em épocas de promoções. Contudo, se nenhuma for acessível, podem sempre encontrar o Joli Teint na Feelunique, com envio internacional grátis, por 44,85 € /ca R$138. Não é barato, mas é, de facto bom e bonito.

2 comentários:

  1. No ano passado comprei o BB Beauty Booster Lingerie de Peau também da Guerlain, e pela descrição que fazes acho-o muito semelhante (até na embalagem). Dá uma corzinha e tem bastante cobertura (até o costumo misturar com aquele iluminador da Kiko) e dura imenso mesmo com calor, por isso é perfeito para o Verão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve ser semelhante, sim. Este dá mesmo um tonzinho bronzeado, muito bonito, acho-o melhor para a transição, mesmo, já que no Verão, Verão, fico demasiado escura para esta cor (além de gostar mais da minha pele, pelo que só lhe passo uns pózinhos, e olha lá. :D) .

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...