UA-40840920-1

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Dicas que dão jeito # 8

Ao fazer a mala para dois dias passados em Amesterdão, lembrei-me que poderia ser interessante mostrar-vos, como Dicas, a pequena bolsinha que levei com maquilhagem. Não tanto como produtos a levar em viagem, mas sim como os básicos que eu acho que servirão para a maioria das mulheres, pelo menos pensando no universo feminino que me rodeia. Para quem me pergunta frequentemente quais os essenciais, aqui vai uma opção.

Antes de mais, sinto-me na obrigação de sublinhar que a maquilhagem, como qualquer outro produto que acabam por reflectir quem somos e o que gostamos, em nós, é extremamente subjectiva. São escolhas que fazemos não apenas tendo em conta escolhas estéticas, mas também de conforto. Por exemplo, a minha mãe e uma grande amiga minha não saem de casa sem lápis preto, no mínimo, por mais que outros produtos, de outras cores, lhes salientassem o tamanho e cor dos olhos. É uma questão de auto-estima e segurança.


Este conjunto, por isso, pode ser perfeitamente de básicos, essenciais, dos mais fáceis de aplicar, para quem quer ter maquilhagem para o dia e para a noite. De salientar que servirá melhor a quem gosta de olhos e lábios simples, sem esfumados, sem pincéis. Posto isto e sem mais demoras, eis o que eu levei e pode servir de guia para comprar o “kit de primeiros passos na maquilhagem”, para estar sempre bem, sem esforço.

Face:
Muitas pessoas não gostam de base porque acham que vai “entupir” a pele ou parecer reboco, ou qualquer outra opinião formada de experiências que correram mal. Na realidade, como já escrevi por aqui, a base deve ser, provavelmente, o produto mais pessoal, que devemos experimentar, várias vezes, de vários tons e feitios, antes de optar por uma apenas. É algo que não devemos delegar a outra pessoa, nem comprar um tamanho grande antes de experimentar algumas amostras. Vale o que vale, mas é a minha dica.
Contudo, para algo simples e rápido, feito para ser inclusivamente aplicado com os dedos (apesar de já haver pinceis para o efeito, que eu não uso, confesso), temos sempre um BB cream. Este é o da Missha, coreano, que estou a testar agora, mas há vários no mercado, adequado a vários tipos de pele. Outro do qual gostei imenso foi o da Shiseido, e, no ano passado, usava um da Garnier, que, com a apliação de outros produtos, mais adequados para a minha pele, acabei por pôr de lado (sem desprezar a relação feliz que tivemos, juntos).

Ainda para a cara, podemos ter sempre um blush em creme que pode ser aplicado com os dedos. No início, pode parecer tarefa de gigante, mas, acreditem, com o tempo vai-se dominando a técnica e consegue-se, rapidamente, com os dedos, dar um tonzinho bonito às maçãs do rosto. Este, que estou a testar, é o Fawn dos novos blushes HD da Make up forever. Cada vez aprecio mais um blush de tom mais terra, neutro, que pode ser usado com qualquer maquilhagem. se tivesse se escolher um apenas para usar toda a vida, teria de optar por um nestes tons (qual, não sei. :) ) Brevemente falarei sobre este, especificamente, num post só para ele.

O iluminador pode parecer escolha estranha para um conjunto de básicos, mas não é. Pelo menos para mim. Desde a minha primeira caneta Touche Eclat da YSL que tem ganho o meu reconhecimento crescente como utensílio até nos dias em que não queremos pôr mais nada. Este é um da Becca, que estou a experimentar, que é mais brilhante que o famoso da YSL. Serve na perfeição para “acordar” o meu olhar, seja com uma pitadinha de produto no canto interno do olho, ou no osso superior da maçã do rosto. Algumas canetas iluminadoras sem purpurinas (dão luz à pele, mas não brilham), especialmente, têm ainda a vantagem de poder servir de corrector, já com um pincel, sendo um dois em um interessante.

Como eu tenho tendência para acne, acrescento ainda um corretor da Clinique, que trata as borbulhas/espinhas enquanto as trata. Caso surja uma, pelo caminho, leva com este produto e tem funcionado muito bem.

Olhos:
 Para os olhos, levei mais dois produtos que estão em testes e que encontram, na categoria, em todas as marcas e preços. Claro que uns melhores do que outros, mas isso cabe a cada uma averiguar a relação preço/qualidade que está disposta a seguir. Um rímel preto e um lápis preto (podem ver as minhas considerações sobre o meu ajuntamento no post que escrevi há pouco tempo), simples, ambos muito fáceis de aplicar e sem necessitar de grande savoir-faire. Durante o dia, apliquei o lápis preto na linha de água e o rímel nas pestanas só para abrir o olhar. Levei o conjunto da CK one para experimentar, aproveitando o facto de que o lápis tem uma ponta iluminadora, para o canto interno do olho.

À noite, para criar algo mais intenso, retoquei o lápis preto em baixo, desenhei uma linha, fina, junto à raíz das pestanas superiores, sem necessitar de ser muito precisa, e, com a sombra cinza taupe da Sisley, no tom Quartz 10, usando mesmo a esponja que vem na caixinha, puxei o tom do lápis para cima, carregando mais no canto externo do olho e deixado o interno apenas com uma linha preta discreta. Com a mesma esponja, fiz o mesmo em baixo e “rasguei” o olhar, arrastando o tom no canto externo ara fora. Muito simples e sem necessitar de grande técnica.

Lábios:
Com uns olhos e uma tez discretos achei que faria sentido dar uma corzinha aos lábios, especialmente à noite. Eu tenho este kit da Dior, o Holiday Couture collection, que tem um bálsamo, que usei durante o dia, um Dior Addict Extreme no tom 756 e um gloss, para a noite, mas há, mais uma vez, batons e produtos para os lábios de vários tons e preços. Eu apostaria sempre num mais nude, ou num simples bálsamo, para quem quiser, para o dia e num vermelho bonito (cuidado, há muitos com ar pouco elegante por aí), ou outra cor divertida, para a noite. Depende mesmo daquilo que mais gostarem, tendo em conta que são dicas para quem não tem quase nada de maquilhagem e só quer ter o básico.

Unhas:
O kit de lábios tem a vantagem de ter o verniz/esmalte 999, da Dior, em miniatura, perfeito para retoques. Admito que, até conhecer o duo 999, e depois de muito observar os vermelhos que por aí andam (e de muito conversar com a autora do Coisas e Cenas sobre o assunto), ainda não me tinha aventurado pelo tom. Há imensos do género, especialmente para as unhas, mas nenhum com a classe deste (mais uma vez, é uma opinião, subjectiva, que é válida para mim, mas pode não ser para vocês). Como a minha roupa era mais neutra, como é a minha roupa comum no inverno, optei por levar umas unhas vermelhas, que combinariam com os lábios.

Confesso que fiquei extremamente contente com a escolha e, se eu fosse pessoa para ter apenas uns básicos para usar de vez em quando, em reuniões e festas, seria esta a minha opção. Mas não sou, que eu cá prefiro, como já devem ter entendido, diversidade e experiências. Fica a dica, para quem gostar de olhos de lápis preto, com opção de algo discreto para dia e algo mais intenso, com um pop de cor elegante nos lábios, para ocasiões especiais. Com um vestidinho preto, acreditem, estarão elegantes e brilharão com uma maquilhagem simples, fácil de fazer em casa e que fica sempre bem (ou quase sempre, vá). Digna de passadeira vermelha, olhem vejam aqui: 







2 comentários:

  1. Ahh, completamente de acordo: podemos estar com ar de viajantes casuais, mas as unhas e um batom vermelho, tudo muda! (para melhor, of course)
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade! Comprovei isso agora em Amesterdão. Queria algo rápido, versátil, elegante e eficaz et voilá! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...