UA-40840920-1

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Viva São João e viva a queijadinha - com ou sem queijo!

Viva São João!
por Carol Vannier

Eu adoro tudo relacionado a festa junina: fazer desenhos de festas de São João na aula de artes do colégio, dançar quadrilha, ver fogueira acesa e bandeirinhas coloridas, as barracas de brincadeiras, usar roupa xadrez, e claro, fazer e comer as comidinhas típicas =)
Dentre as minhas favoritas estão a canjica, o bolo de milho ou fubá, o caldo verde, a maçã do amor e a queijadinha.

Eu nunca entendia porque a queijadinha se chamava queijadinha se eu nunca sentia gosto de queijo... E finalmente fui olhar receitas e tentar reproduzir essa belezinha em casa, e vi que muita gente faz sem queijo mesmo! Vá entender. Algumas receitas até pedem por 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado, num mar de coco e leite condensado. Acho que é só pra constar. De qualquer jeito não me apetecia em nada colocar um queijo fedorento num docinho tão singelo, achava que não combinava mesmo.

Mas como esse blog tem também um pé em Portugal, e lembrando da minha visita à Pousadinha de Tentúgal, fui pesquisar a queijadinha portuguesa. Não comi a queijadinha de Tentúgal (meu estômago é finito, por incrível que pareça não havia mais espaço!) mas tinha comido a de Sintra, que é até mais famosa, e no aspecto as duas eram bastante parecidas. E ao contrário da sua prima brasileira, a queijadinha portuguesa leva sim uma boa quantidade de queijo, e nada de coco. Mas não é queijo fedorento, e sim queijo fresco, que se assemelha ao nosso queijo minas frescal, só que sem sal. Aí sim! ;)

Então como colunista dedicada que sou, tive que fazer as duas pra comparar! E assim, quem tiver que levar um docinho a alguma festa junina colaborativa, pode escolher alguma das duas. Mas aviso logo: a brasileira é mais fácil de fazer, e é bem gostosinha, mas a portuguesa, com sua casquinha fininha e seu toque de canela, é de comer rezando!


Teste nº 1 realizado!
QUEIJADINHA BRASILEIRA
da minha cabeça e de vários sites na internet
rendimento: 10 mini queijadinhas


Ingredientes:

80g de coco ralado não adoçado, de preferência em fitas e fresco (a forma do coco influencia muito na textura da queijadinha)
130g de leite condensado (1/3 de lata)
1 gema
1 c. chá de manteiga derretida


Preparo:
  • Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
  • Misture todos os ingredientes numa vasilha. Distribua em forminhas de mini empada forradas com forminhas de papel se quiser desenformar mais fácil e servir mais bonito. As forminhas podem ser de silicone.
  • Leve ao forno e comece a vigiar a partir de 20 minutos. Asse até ficar douradinha.


Teste nº 2 realizado!

QUEIJADINHA DE SINTRA

Adaptado do Petit Chef
rendimento: 12 queijadinhas médias

Ingredientes:

Massa 
125 g farinha de trigo
2 c. chá óleo
uma pitada de sal
quanto baste de água

Recheio
200 g queijo minas frescal
2 gemas
150 g açúcar
1 c. café canela em pó
1 c. sopa farinha de trigo (eu omiti e deu certo)

Preparo:
  • Coloque a farinha numa vasilha, junte o sal e o óleo e vá adicionando a água aos poucos. A quantidade é a que for necessária para que a massa fique macia, mas que todas as partes fiquem bem agregadas, sem grudar nem na mão nem na vasilha (usei +- meio copo). Quando pronta deixe repousar por cerca de 10 minutos, embrulhada num pano ou papel toalha ligeiramente úmido. 
  • Corte o queijo em fatias e bata no processador, até ter farelos. Junte o resto dos ingredientes e bata tudo muito bem.
  • Ponha o forno pra aquecer. Numa superfície enfarinhada, abra a massa muito fininha, em porções adequadas às suas forminhas (tipo de empada, mas de preferência mais baixinhas), que não precisam ser untadas. Coloque a massa nas forminhas, fazendo dobras se necessário para que ela se ajuste ao redondo. Depois coloque o recheio e leve ao forno bem quente. Comece a vigiar quando der 20 minutos, e retire quando estiverem bem douradas. Quando estiverem frias, pode desenformar virando de cabeça pra baixo numa bancada. 

1 comentário:

  1. EU PROVEI UMA E OUTRA, UMA E OUTRA DE NOVO....
    TENTANDO ME DECIDIR QUAL A MINHA PREFERIDA E FOI DIFÍCIL ESCOLHER PORQUE AMBAS ESTAVAM DELICIOSAS!! =P
    MEU VOTO FOI PARA A DE SINTRA PELA NOVIDADE, SEM DESMERECER A OUTRA...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...