UA-40840920-1

quinta-feira, 28 de março de 2013

Dicas Guerlain - Cuidados com a pele

1 - Para que qualquer maquilhagem fique com um ar radiante é necessário que a pele esteja tratada. Os cuidados são diários para olhos, cara e pescoço, e devem usar-se produtos que sejam adaptados ao nosso tipo de pele e que tratem os problemas específicos de cada um.  Apesar de eu saber tudo isso, devo confessar que tenho (ou tinha, ultimamente estou mais atenta) descurado a importância do tónico e de um hidratante com tratamento. 

2 - Os cremes de contorno dos olhos devem ser utilizados a partir dos 20-25 (consoante o tipo de pele, as mais secas têm tendência a necessitar mais cedo de produtos deste género), mais como prevenção do que propriamente tratamento. É importante começar por um produto que seja mais leve, que pode ser um hidratante específico para aquela zona (e não um para outras partes do corpo), não necessita de ser um anti-idade mais forte.

3 - Especialmente para os países com sol mais intenso, mas abrangente a todos, é essencial o uso diário de um protector solar. Seja com um creme protector solar de factor 30, por cima do creme hidratante e por baixo da maquilhagem, seja com uma maquilhagem com protecção solar (boa para o dia a dia, mas péssima para os momentos em que seremos fotografados porque reflecte a luz e ficamos com uma aparência branca e luminosa nas fotos. Ninguém quer parecer um zombie num momento especial.). É um passo fundamental da rotina diária, especialmente nos dias em que o sol dá o seu arzinho, esteja calor ou frio.No Verão, eu uso o meu Terracotta Brunettes, tem um cheiro absolutamente divinal!

4 - A ordem do cuidado diário é a seguinte: limpar/desmaquilhar, passar o tónico ou loção adstringente, aplicar o sérum específico para o problema a tratar (se necessário), hidratar. Se o hidratante não tiver factor solar, nunca esquecer o protector, no mínimo 15 minutos antes de sair para o sol. Esta é uma rotina que deve ser cumprida de manhã e especialmente à noite (excepto o protector), quando a pele está mais cansada, "suja" da maquilhagem e desgastada por factores externos, como o clima, a poluição, o stress do dia, etc.

5 - Deve-se exfoliar a cara e pescoço uma vez por semana (não mais). Mais uma vez, é uma dica para toda a gente, independentemente do tipo de pele. Para uma boa exfoliação, que pode ser feita no banho, devemos massajar muito bem a pele, incluindo a zona das sobrancelhas. Até os lábios podem, e devem, ser exfoliados com o mesmo produto. Depois da exfoliação é imperativo que se faça uma máscara hidratante. A regra ensinada, e que eu não cumpria, é que exfoliação e máscara hidratante andam sempre de mãos dadas, nesta ordem, para que a pele não se ressinta.  Agora, já mais consciente, deixo apenas para domingo o uso dos meus dois produtos da Biotherm, que a conselheira disse que eram bons, e nunca mais os separo.

6 - Antes de dias especiais, podemos aproveitar para fazer uma máscara também especial, mediante as nossas necessidades, para deixar a pele ainda mais radiante. Há algumas que incidem sobre o brilho, outras a firmeza, elasticidade, homogeneidade, etc. Claro que ela me aconselhou uma fantástica, da gama Orchidée Imperial, com uma textura de facto agradável e com o cheiro maravilhoso que só os produtos da Guerlain têm. Caríssima. Vou ver se, entretanto, encontro os as Super Aqua Mask Patchs, que vi um dos mais famosos maquilhadores da Guerlain aconselhar online para o dia antes de um casamento, e que estavam esgotados na loja. Sempre são mais baratinhos (mas ainda não sei quanto) e podem ser divididos por seis pessoas.   

 Apesar de parecerem dicas bem banais, devo confessar que algumas me foram bastante úteis. Não só me mostraram que, de facto, havia alguns produtos que eu não usava correctamente, como também, ao avaliar a minha pele, me chamaram a atenção para necessidades que eu, ao espelho, sozinha, não teria reparado. Julgo que não me esqueci de nenhuma.

Nem todas as pessoas que eu conheço tratem tão bem da pele quanto poderiam, porque se "esquecem" de muitos passos. Eu era uma delas. Por isso, pode ser que estas dicas dêem jeito a mais alguém, que queira ter uma pele cuidada, saudável, que irradie beleza.

10 comentários:

  1. O que me atrapalha muito nessa rotina é passar creme no rosto de manhã, e sair no calorão do Rio, suar igual uma porquinha e sentir o creme escorrendo =(
    De noite eu até me animo mais, tenho usado um sabão especial para rosto no banho à noite, e depois um creme hidratante (que é feito pra ser usado de manhã rsrsrs) Ou seja, estou na turma da bagunça em termos de cuidado de pele! =P

    O fato é que não tenho saco de pesquisar produtos (nem quero gastar muito dinheiro) e com meus 'trust issues' fico com medo de seguir dicas de qualquer um que apareça com uma solução miraculosa.

    Meu primeiro problema por exemplo é: como escolher um creme? E depois: será que algum não escorre no calor?
    Se vc tiver alguma luz pra mim...

    ResponderEliminar
  2. :) Pela experiência que tenho com cremes, se te sentes desconfortável e ele te escorre pela cara é porque, muito provavelmente, não estás a usar o mais adaptado a ti. Eu ando sempre à procura de produtos que me deixem a pele exactamente como eu gosto, sem qualquer ponto negativo. Ou seja, tem de tratar bem a minha pele sem que eu o sinta em demasia (a menos que eu queira, omo acontece especialmente no Verão, porque adoro o cheiro dos produtos).

    Apesar de não ser expert, nem pouco nem mais ou menos, dir-te-ia que a primeira coisa que devias fazer era ver efectivamente que tipo de pele tens. Quando te olhas ao espelho (a luz natural de preferência) quais são os problemas, as questões que observas de imediato? A pele brilha? Tem linhas desconfortáveis de desidratação= Os poros estão excessivamente abertos? Tens vermelhidões com facilidade? A pele é sensível? Tens marcas de antigas borbulhas? Já tens linhas (rídulas) de expressão ou desidratação?

    Eu tenho tendência ao acne e uma obsessão, por isso, por produtos que me limpem bem a pele, controlem a oleosidade e me deixem a pele com um ar mate. Mas nem todos os produtos se adaptam. Comprei uma vez um hidratante fluido no Brasil, de uma das marcas brasileiras mais conceituadas (segundo me disseram) e secou-me a pele ao ponto de ter de andar durante meses em tratamento com outros produtos para conseguir compensar os danos. Não foi fácil.

    Mas é assim mesmo, depois de todoas as informações reunidas às vezes é por tentativa erro. Antes de mais, como achas a tua pele?

    ResponderEliminar
  3. Acho que ela não é muito oleosa. Na adolescência ela até era um pouco, e eu tinha algumas espinhas, mas logo passaram. Acho que o aspecto já é bem mate, a não ser quando começo a suar demais! (O que por aqui é frequente).
    Eu vejo já algumas ruguinhas, e especialmente na testa a pele está com um aspecto seco, e é onde mais tenho linhas, apesar de serem bem fininhas e rasas.
    Nunca notei os poros abertos, mas nem sei se sei ver isso hehehe São aqueles buraquinhos onde se formam os cravos? Se for, acho que não tenho muito não.
    Também não noto vermelhidões (manchas), só fico vermelha quando me exercito hehe.
    No geral, acho que ela é sensível, porque várias coisas empolam e irritam minha pele em outras partes do corpo, então imagino que no rosto também seja assim.
    E aí, qual é o diagnóstico? ;)

    ResponderEliminar
  4. :D Na minha parca experiência dir-te-ia para comprares um creme para peles normais sensíveis. Qualquer um que seja hidratante, hipoalergénico e não comedogénico será bom. Eu estou a usar um da A-Derma e gosto bastante.

    Entretanto, como não sei que produtos podes encontrar aí, estive a dar uma olhadela nos sites feelunique.com e lookfantastic e encontrei a Burt's Bees que é uma marca natural, que também tem produtos específicos para peles sensíveis e da qual já li muito boas críticas. Pelo que li é muito bem absorvido, pelo que não ficas com a sensação de creme a escorrer pela cara (em princípio). http://www.feelunique.com/p/Burts-Bees-Sensitive-Daily-Moisturizing-Cream-50g e tem o gel para limpar a cara da mesma linha http://www.feelunique.com/p/Burts-Bees-Sensitive-Facial-Cleanser-170g .

    Não sei quanto normalmente gastas em cuidados faciais, mas esta marca não fica muito cara, e tem a vantagem de ter 50g que duram dura muitos meses. Mas mais uma vez, eu nunca usei (porque a minha pele precisa sempre de uns cremes mais fluidos, por ter muita tendência a ficar oleosa), só me baseei nas reviews online. :)

    ResponderEliminar
  5. Interessante! Gostei da aura 'natureba' (estou aprendendo a identificar, mas mesmo assim abraçar a influência do marketing sobre mim hehehe).
    O preço é só um pouco a mais do que gastei no creme que eu (raramente) uso. Se não me engano foram uns 11 euros. Acho que vale a pena o teste!
    Quando tiver o meu primeiro 'payday' eu compro =)
    Vamos ver se chego no dia 10 de agosto com uma pele exemplar! hehehe

    beijos.

    ResponderEliminar
  6. Só mais uma dúvida: qual a real diferença entre um creme noturno e um creme diurno?
    Eu tenho a impressão que colocaria um creme noturno mais facilmente na minha rotina...
    É ruim usar um creme diurno à noite? (eu já faço isso às vezes...rsrsrs)

    ResponderEliminar
  7. :D Sobre essa diferença acho que não há consenso. Já li que a pele não reconhece dia e noite, pelo que se pode por o mesmo creme em ambas as ocasiões, ao mesmo tempo que outras pessoas afirmam que há uma absorção diferente, dado que a pele está em descanso.

    Eu uso efectivamente um creme para a noite e outro para o dia por uma razão muito simples; o da noite é mais hidratante, com uma textura mais densa e cremosa, que me deixaria a pele a brilhar demasiado durante o dia. Como creme da manhã eu opto por texturas mais fluidas, mais naturais, que sei que servem como boas bases para a maquilhagem e que eu não vou sentir a escorrer pela cara.

    Se eu usasse o de dia, em ambos os casos, a minha pele não ficaria tão hidratada no Inverno. Se eu usar o mais hidratante no Verão ou dias de chuva, a minha pele fica a brilhar o dia todo.

    Na verdade eu acho que devemos experimentar e ver com o que nos sentimos melhor em determinada altura do ano. A pele não reage sempre da mesma forma, ela muda consoante o clima, o stress, etc. Temos de aprender a conhecê-la.

    Há vários sites online que têm kits de teste que podem ser usados e são baratos. É melhor do que comprar um full size, e sempre há com certeza algum produto do qual se vai gostar.

    ResponderEliminar
  8. Apesar de não me ser muito útil (afinal não uso maquiagem) achei as dicas interessantes! E ajudam e entender mais das maquiagens que eu vejo aqui =D

    ResponderEliminar
  9. :) Sr. Gabriel, estas são dicas para o cuidado da pele, que deviam ser seguidas por todos, meninas e meninos. :D

    Quanto mais entendes do produto com o qual trabalhas, melhor podes ser. Olha o brilharete em reuniões, quando mostrares que sabes o que é, para o que é e como se usa! ehehe

    (No fim de semana posto algo sobre a benefit :) )

    ResponderEliminar
  10. É, acho que vou com o de dia mesmo, mesmo que às vezes use à noite rsrsrs
    Eu não gosto da textura densa demais, apesar de não ter a pele oleosa.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...